Membros do Compod tomam posse e diretoria faz balanço positivo do trabalho
Os membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Compod) para a gestão 2020-2022 tomaram posse em cerimônia na Câmara Municipal de Osasco, na manhã desta segunda-feira (18). A diretoria permanece com a mesma formação da gestão anterior e, na ocasião, a diretoria apresentou o balanço do trabalho promovido desde a implantação do órgão, em 2018.
Além da nova sede, a ser será inaugurada em breve, na Vila Osasco, o presidente do Compod, pastor Jonas Florêncio, apresentou as conquistas obtidas no período, por meio de um vídeo.
Florênico enfatizou as parcerias bem-sucedidas com a Prefeitura do Município de Osasco (PMO), Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste), Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), Polícia Militar, OAB Osasco, Associação Comercial e Empresarial de Osasco (Aceo), Unifieo, dentre outras organizações.
Desde 2018, o Compod organizou dois fóruns municipais para a discussão de políticas públicas de enfrentamento às drogas e, pelo menos, quatro reuniões com entidades parceiras.
O prefeito Rogério Lins (PODE) destacou que o Compod sempre foi um compromisso da administração municipal e o trabalho já começa a fazer a diferença na cidade. Lins colocou a prefeitura à disposição do órgão para que as ações prossigam. “Vamos trabalhar juntos para proteger as famílias e acolher as pessoas em drogadição”, disse.
Na mesma linha de atuação, o presidente da Câmara, vereador Ribamar Silva (PSD), colocou o Legislativo osasquense à disposição do Compod na luta contra as drogas. “A Câmara sempre estará de braços abertos para ajudar tanto o Compod quanto as famílias osasquenses”.
Políticas públicas
O Compod é um órgão consultivo, normativo, deliberativo e fiscalizador de políticas públicas de combate ao uso e abuso de drogas. No total, são 36 membros empossados, sendo 60% representantes do poder público e os outros 40%, da sociedade civil organizada.
A atual diretoria é composta pelo Pastor Jonas Florêncio (presidente), Márcio Alves de Oliveira (vice-presidente), Maria Goretti Vicente (secretária-executiva), Claudino Alves Ribeiro (1º secretário) e Marilena de Lima Barbosa (2ª secretária).
Segundo o 1º vice-presidente da Câmara, vereador Josias da Juco (PSD), o órgão foi criado pela Lei 4.875/2018, num processo que envolveu o poder público e a sociedade civil organizada por meio de reuniões e encontros deliberativos.
Josias enfatizou a participação do prefeito Rogério Lins na viabilização do projeto que deu origem ao Compod, dos vereadores que aprovaram a matéria, em 2017, e dos vereadores da atual legislatura pela dedicação à causa do combate às drogas.
O pastor Jonas Florêncio lembrou que a pandemia de Covid-19 agravou o problema do uso de álcool e outras drogas, mas acredita na ação dos membros do Compod, que classificou como um “exército” na luta contra as drogas.
Reforço da Câmara
O presidente do Compod também elogiou a parceria com a Câmara e falou da expectativa em relação à nova legislatura. “Tenho convicção de que, este ano, os vereadores que chegaram estão verdadeiramente levantando uma bandeira para ajudar a sociedade. Estou aqui como servo para caminhar com vocês”, concluiu.
A posse dos membros do Compod foi realizada por videoconferência e transmitida ao vivo pela TV Câmara Osasco e redes sociais da Câmara de Osasco.
Participaram do encontro os vereadores Josias da Juco, Pastora Cristiane Celegato (REP), Juliana da AtivOZ (PSOL), Pastor Joel Nunes (REP), Emerson Osasco (REDE) e o presidente da Câmara, vereador Ribamar Silva.
Fonte: Jornal Nova Ideia