Barueri está com tudo pronto para retomada das aulas on-line e presenciais
O retorno das aulas presenciais foi definido seguindo o Plano Nacional de Imunização
Após reunião na última segunda-feira (dia 25) entre prefeitos de onze municípios que integram o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste), ficou acertado o início das aulas presenciais para o dia 1º de março. O encontro resolveu ainda que o ano letivo de 2021 inicia no dia 8 de fevereiro com as aulas on-line.
O retorno das aulas presenciais foi definido seguindo o Plano Nacional de Imunização, uma vez que a previsão aponta que todo grupo prioritário de risco já esteja imunizado até o início de março, incluindo professores.
Em Barueri o calendário prevê uma ampla reunião de pais já no próximo dia 6 de fevereiro. O encontro será realizado de forma virtual, por intermédio de plataforma a ser divulgada pela gestão de cada uma das 110 escolas da rede municipal.
Na manhã de terça-feira, dia 26, o secretário de Educação, Celso Furlan, realizou uma reunião on-line com todos os diretores das escolas de Barueri. O objetivo foi orientar sobre o retorno das aulas, reforçar atençao especial na implementação dos protocolos de segurança, entre outros detalhes. Os pais que não se sentirem à vontade para enviar seus filhos à escola poderão contar com as aulas on-line, disponíveis enquanto durar a pandemia.
Ao longo de toda a semana as Coordenadorias de Educação Infantil e Ensino Fundamental realizarão encontros pedagógicos e também orientações sobre a importância do cumprimento ao rigoroso protocolo de higiene e segurança a ser implementado em todas as unidades de ensino de Barueri.
De acordo com o prefeito Rubens Furlan, a nova data visa garantir a segurança de alunos e professores. “Entendemos que no dia 1º de março uma grande parte dos professores da rede estarão vacinados. Esta é uma forma que encontramos para não prejudicarmos esse ano letivo e impedir que esse vírus faça um estrago maior para o processo de aprendizagem de nossas crianças e jovens”.
Retorno com segurança – Para o cumprimento dos protocolos que priorizem toda segurança aos alunos, professores, gestores e funcionários das escolas, uma série de medidas foi colocada em prática: reforma das escolas para garantir ventilação e distanciamento social, criação de banners e cartazes com orientações sobre a prevenção à Covid-19, distribuição de EPI´s como álcool em gel, higienizadores, máscaras, entre outros materiais para todas as unidades de ensino.
Material escolar – Além da preocupação com a eficiência da estrutura física das escolas, os estudantes da rede também poderão contar com material e uniforme novos. Durante toda a semana a Secretaria de Educação está enviando os kits com material escolar e uniformes completos aos estudantes.
Nesta semana também chegam mais de 5 mil novos chromebooks, adquiridos para as aulas das escolas da rede deste ano letivo.
De acordo com Celso Furlan, a Secretaria de Educação não está poupando escorços para que o retorno das aulas aconteça da forma mais segura possível. “Vamos seguir garantindo a aprendizagem e a saúde física e emocional de nossos alunos”, disse.
Fonte: Jornal A Cidade