Ocupação de UTI em alta faz região regredir de fase
O governador João Doria anunciou nesta sexta-feira (26) a 23ª reclassificação de regiões no Plano São Paulo de controle da pandemia. A piora nos índices de avanço do coronavírus jogou a região Oeste da Grande São Paulo para a fase Laranja, uma após a Vermelha, mais restritiva, onde só funcionam serviços essenciais.
A decisão foi tomada com base nos dados epidemiológicos semanais, divulgados nesta sexta-feira, que apontam aumento da média estadual de 287,9 para 279 novos casos por 100 mil habitantes. A taxa de novas internações aumentou de 46,3 para 50,4 a cada 100 mil habitantes, e as novas mortes tiveram ligeira queda de 7,3 para 7 por 100 mil habitantes. A média estadual de ocupação de leitos de UTI por pacientes graves de Covid-19 aumentou de 66,7% para 70,4%, com 20,5 vagas a cada 100 mil habitantes.
Algumas regiões do interior foram para a fase Vermelha como Marília e Ribeirão Preto, com restrição total de comércios e serviços não essenciais. Permanecem nessa fase as regiões de Araraquara, Barretos, Bauru e Presidente Prudente.
Na etapa laranja, o funcionamento dos serviços não essenciais é limitado a até oito horas diárias, com atendimento presencial máximo de 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo local em bares está totalmente proibido. Mais de 70% da população do Estado está na fase laranja.
Desde a última reclassificação, no dia 19, na fase amarela a venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência e restaurantes passa a ser permitida por mais duas horas, das 6h às 22h. Nas etapas laranja e vermelha, permanece o limite entre 6h e 20h. Somente a partir da fase verde, a mais branda, é que essa comercialização poderá voltar a ser feita sem as restrições atuais.
“A segunda onda está sendo potencialmente mais trágica que a primeira. Isso é um fato triste. Por isso, peço que todos que estão nos acompanhando em São Paulo sigam o toque de restrição e as orientações do Plano São Paulo. Não é razoável, nem há compreensão para aqueles que negam a gravidade da atual situação”, completou o governador.
Fonte: Web Diário