Vigilância Epidemiológica intensifica busca ativa de casos de tuberculose
Até o dia 29 de março, a Vigilância Epidemiológica de Cotia realiza a 1ª fase da campanha de Intensificação de Busca Ativa de casos de Tuberculose no município. A ação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) com o objetivo de divulgar os sintomas da doença, orientar e conscientizar sobre a importância da detecção precocemente ajudando a população a identificar os sintomas e a procurarem ajuda. Em tempos de pandemia do novo coronavírus, a tuberculose, se não for tratada adequadamente, pode ser uma causa de agravamento de um quadro de infecção pela Covid-19.
A campanha também está focada em alertar sobre a importância e necessidade de início e continuidade de tratamento da doença para evitar a transmissão, o aumento dos casos de morte e para se chegar à cura. A tuberculose é uma doença grave e está entre as 10 causas de morte no mundo: são 10 milhões de casos por ano e mais de 1 milhão de óbitos. Por conta da pandemia, as ações serão voltadas na divulgação de informações por meio de cartazes e atendimento das pessoas que tiverem dúvidas ou sintomas da doença, não haverá possibilidade de realização de palestras.
O tratamento é oferecido gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) e dura, em média, seis meses. Pessoas com sintomas como: Febre, tosse persistente por mais de duas semanas, emagrecimento, fadiga, suor noturno devem procurar a unidade de saúde mais próxima para receber orientações e realização do exame investigativo para Tuberculose se necessário.
Fonte: Cotia SP