Roda de Leitores apresenta “Pluft, O Fantasminha”, obra de Maria Clara Machado
Os amantes da literatura têm um compromisso no próximo dia 29 de abril, às 19h: a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri realizará mais uma edição do programa Roda de Leitores. Em comemoração ao mês da Literatura Infantil, será analisada a obra “Pluft, o Fantasminha”, da autora Maria Clara Machado, que é a homenageada do ano pela Secretaria de Cultura.
A palestrante convidada, Dayse Oliveira Barbosa, é doutoranda e mestra em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e integrante do grupo de Pesquisa e Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens na USP. Dayse também é autora do livro “Grimm e Majidi: Figurações da Cumplicidade na Infância em João e Maria e Filhos do Paraíso”.
O Roda de Leitores é um evento literário organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo que abre oportunidades para as pessoas conhecerem e trocarem informações sobre as grandes obras da literatura nacional e mundial.
O circuito literário acontece uma vez por mês em uma das bibliotecas municipais, sempre com a apresentação, seguida de debate, de um livro diferente. Por conta da pandemia o evento será transmitido on-line por meio do canal do Youtube e Facebook Cultura Barueri Oficial.
“A literatura é muito importante para todos nós, principalmente quando inserida desde cedo na vida de uma pessoa. Por meio da literatura podemos ter acesso e conhecer novos mundos. Portanto, o Roda de Leitores é mais um incentivo não só para as crianças como para os adultos. O circuito literário é uma troca de conhecimento, estamos sempre aprendendo. Este programa não é somente para quem já conhece a obra apresentada, mas para despertar a vontade de conhecer e ler o livro”, ressalta Jean Gaspar, secretário de Cultura e Turismo.
Sobre a obra
Pluft mora com a mãe e o tio no sótão de uma casa em uma ilha. Nunca viu gente, até que vê uma pessoa e fica cheio de medo! Acontece que a jovem Maribel é sequestrada pelo perverso pirata Perna de Pau, que quer roubar o tesouro do Capitão Bonança Arco-Íris, finado tio da menina. E onde ela fica presa? Pois é, na casa de Pluft. A partir desse encontro os dois vencem o medo, criando laços poderosos de amizade. Toda essa aventura, ao mesmo tempo divertida e emocionante, nos mostra que, quando temos amigos, conseguimos tudo (até nos livrar de um pirata malvado).
Escrita em 1955 por Maria Clara Machado, Pluft, oFantasminha se transformou na peça mais importante do teatro infantil brasileiro. Maria Clara Machado foi fundadora do Tablado, a mítica companhia de teatro.
Fonte: Portal Barueri