DestaqueInternacional

A ativista social e ex-consulesa da Turquia no Brasil emocionou a todos ao contar histórias sobre como sobreviveu a guerra

No último sábado, 22, o empreendedor social Richard Manoel recebeu em sua live semanal a ex-consulesa da Turquia no Brasil Mirheta Gedik, que contou um pouco de sua história que é tão linda e cheia de amor. A live acontece toda semana e tem o tema “Despertando Talentos e Transformando Vidas”.

Nascida na Bósnia e Herzegovina, Mirheta Gedik foi consulesa da Turquia no Brasil e leva amor e solidariedade por onde passa. Ela pode ser considerada a Lady Di dos anos 2000. Uma mulher linda, que usa tudo que pode para ajudar ao próximo.

Na live, ela disse que recebeu muito mais amor que levou e que não consegue explicar o tanto de amor que recebeu por onde passou no Brasil. Apesar de nascer na Bósnia, Mirheta Gedik diz que se sente turca em seu coração. Ela também é madrinha de honra do instituto Mulheres Solidárias.

Sobrevivente de guerra

Mirheta Gedik contou que é uma sobrevivente da guerra que aconteceu em seu país, Bósnia e Herzegovina quando ela tinha apenas 10 anos e revelou que ainda é muito difícil falar sobre o assunto, porque apesar de querer esquecer, ela não consegue e nem pode. Diz que ninguém deveria passar por uma guerra. Em todo o tempo de guerra, ela ficou sem notícias de seu pai que trabalhava na Croácia e ficou impossibilitado de passar por fronteiras. Nessa guerra, ela perdeu família, amigos e bens.

Ao contar de forma muito sensível e emocionada, ela conta que a pior parte foi a fome. “Ficamos com fome por 4 anos. Nós recebíamos uma batata em pó que minha mãe fazia para nós. Mas aquilo nem mesmo era comida. Ficávamos com fome”, contou.  Neste momento, Richard Manoel chorou com a história emocionante.

Depois da guerra, quando ela já tinha 14 anos, seu pai voltou e nem mesmo conseguiu reconhecer os filhos. Ela conta que uma vez seu irmão ganhou um kibe e comeu, mas acabou sofrendo por uma semana, porque o estômago não aceitou, após tantos anos passando fome.

Mirheta Gedik conta que hoje consegue sorrir ao contar essas histórias, mas que é muito dolorido. Até hoje, pequenos barulhos causam nela reações de proteção, como uma porta batendo, por exemplo.

Ações sociais

Hoje, Mirheta Gedik pegou toda essa dor e transformou em ação. Ela ajuda pessoas, visita hospitais e leva amor por onde passa. Ela conta que quando consulesa visitava pessoas, fazia diversas ações sociais e recebia muito mais amor do que uma pessoa pode acreditar. Que o abraço de uma criança é o que faz o trabalho valer a pena. Ainda que seja difícil ver tanta dor.

Apesar de não gostar de contar o que fez, afinal ela diz que fez pelos outros, mas não por si própria, ela conta que já cozinhou sozinha para mais de 60 pessoas sem ajuda, mas nunca abaixou a cabeça.

Por fim, Mirheta disse que ama o Brasil, o povo brasileiro e que deixou parte de seu coração aqui. Ela diz que deseja força para todos os brasileiros neste momento que já passam dos 400 mil mortos pela pandemia da Covid-19. Ela acredita que o brasileiro é forte e irá passar por esse momento difícil.

Live Despertando Talentos e Transformando Vidas

A live acontece semanalmente e é promovida pelo empreendedor social Richard Manoel, que teve a iniciativa das lives para fazer com que as pessoas não desistam dos seus sonhos.

Para ver a live com Mirheta Gedik completa basta acessar o perfil no Instagram de Richard Manoel @richardmanoeloficial ou no canal do YouTube do E-Social TV.

Rodrigo Carvalho – Jornalista

Fonte: Carvalho Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×