BarueriHomenagem

28 de maio é dia de luta para garantir a saúde da mulher no Brasil e no mundo

O próximo dia 28 de maio (sexta-feira) é dedicado à saúde da mulher. A data faz referência ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e ao Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. As celebrações são importantes porque no Brasil e em vários países do mundo ainda é grande o número de mulheres que morrem por conta de problemas na gravidez.

“A importância de ter uma data, instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é que aumenta a visibilidade sobre a luta pela redução da mortalidade materna, que é uma luta diária. Em cada consulta de pré-natal realizada, em cada exame, em cada parto, está um pouco dessa luta”, afirma Marco Antônio Nadal, diretor técnico do Programa Saúde da Mulher de Barueri.

A OMS define a morte materna como decorrente de problemas ligados à gravidez, no parto e no pós-parto, incluindo complicações causadas por aborto inseguro. Entre as causas mais frequentes de morte materna estão as doenças hipertensivas da gravidez, hemorragias, infecções puerperais (que ocorrem após o parto) e aborto.

Nadal lembra que o município de Barueri tem apresentado um número muito pequeno de óbitos maternos nos últimos anos quando comparado ao estado de São Paulo, à região Sudeste e ao Brasil. Em 2019, por exemplo, último ano com dados finalizados, não houve nenhum óbito na cidade.

A razão da mortalidade materna é definida pelo número de óbitos de mulheres ligadas à gravidez, parto e puerpério sobre o número de nascidos vivos no mesmo período, multiplicado por 100.000. Assim, tem-se um índice, que no caso de Barueri, em 2018, foi 17,30 (o equivalente a uma morte). O índice do estado de São Paulo foi 50, no mesmo ano, na região Sudeste, 53,2, e no Brasil, 59,1.

Atendimento preventivo humanizado
Marcia Buchala, diretora da Maternidade Municipal Nair Fonseca Leitão Arantes, de Barueri, ressalta que o número ínfimo de mortes no município se deve principalmente à qualidade dos atendimentos pré-natal realizados. “Em nosso caso, seguimos as tendências atuais baseadas em um atendimento preventivo humanizado e centrado na paciente”, informa.

A Maternidade de Barueri é uma referência não apenas na cidade como na região. Em 2020, realizou 4.404 procedimentos, número ligeiramente menor que no ano anterior, quando foram realizados 4.632.

“Quanto à luta pela saúde da mulher, devemos ter um olhar enfático em relação às patologias mais prevalentes como câncer de mama, de colo uterino, diabetes, hipertensão, depressão, entre outras, e devem ser abordadas fortemente na saúde primária, como é de rotina esclarecer nossas cidadãs quanto à importância desse cuidado através de programas de saúde realizados”, destaca Brunno Fiorita, que também é diretor da Maternidade de Barueri.

A operadora de caixa Monique Dantas Ferreira da Silva sentiu bem de perto o tratamento humanizado que recebeu na Maternidade de Barueri: “fiquei maravilhada”. Ela conta que deu à luz ao primeiro filho em abril passado e elogiou bastante o atendimento de médicos, enfermeiras, seguranças, auxiliares de limpezas e demais profissionais, sem contar as refeições que recebeu, “maravilhosas”, segundo ela.

“Logo quando cheguei foi medida minha temperatura para prevenção contra Covid-19. Fui para triagem e super bem atendida, ressaltou também a pintura e estrutura do hospital que são ótimas”, afirmou.

Da mesma forma, a técnica de enfermagem Glauce Nascimento Costa também elogia o tratamento que recebeu no nascimento do seu filho caçula. “Foi excelente, tanto da parte médica quanto da equipe de enfermagem. Eu tive outra filha em hospital particular e fui muito maltratada, tinha muito receio, mas na Maternidade Municipal fui muito bem atendida”, afirma.

Cuidados na prevenção
Marco Nadal alerta para os cuidados que a mulher deve ter quanto à saúde. “Além de toda a recomendação de uma alimentação saudável e prática regular de esportes, a mulher deve realizar seus exames anualmente. A consulta anual ao ginecologista é muito importante”, informa.

Para ele, no período da gravidez, cumprir o tratamento pré-natal regularmente é fundamental, evitando ao máximo faltas às consultas, bem como a realização dos exames no período certo para cada fase da gestação, o que pode identificar precocemente alguma alteração e ser tratada eficazmente.

É importante salientar que em Barueri, o Programa de Saúde da Mulher, que é ligado à Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs), está presente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e garante assistência integral em todas as faixas etárias.

Fazem parte dessa assistência consulta de rotina ginecológica; consulta de pré-natal, tanto de baixo quanto de alto risco; exames preventivos, como papanicolau, mamografia, ultrassonografia e densitometria óssea; consultas no período do climatério; exames laboratoriais e de imagem; prevenção do câncer ginecológico; cirurgias ginecológicas benignas; e o encaminhamento de casos mais graves para os serviços de referência.

A cidade possui 18 UBSs, o Centro de Diagnósticos, a Maternidade Municipal para atendimento às gestantes de risco eventual e o Hospital Municipal de Barueri, para os atendimentos de gestantes de alto risco.

Fonte: Portal Barueri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×