Junho deste ano é o que tem a menor taxa de carros subtraídos em Barueri
Neste ano, Barueri teve o mês de junho com menor registro de veículos subtraídos (furtados ou roubados) de sua história. A série histórica iniciou em 2002 e é publicada pela SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo).
Este delito, que já atingiu 119 e 112 ocorrências no mesmo mês em, respectivamente, 2013 e 2014, contabilizou apenas 38 casos, sendo seis roubos (também menor da história) e 32 furtos (segunda menor quantidade da história).
No acumulado do ano, o município barueriense também registrou queda no total de outros roubos que não incluem veículos. A redução foi de 4% em relação ao mesmo período do ano passado.
A comparação dos primeiros semestres revela que os roubos já tinham caído 11,7% (2018-2017) e 20,8% (2017-2016). De janeiro a junho de 2019 houve queda de 32,9% nas ocorrências de roubo em relação ao mesmo período de 2016.
Os índices refletem o engajamento da Guarda Municipal na manutenção e prevenção da segurança pública que, constantemente, realiza operações de bloqueios e saturação com base em estatísticas da SSP-SP. “Estabelecemos acompanhamento nos locais de maior incidência nesta modalidade criminal, efetuando operações diárias durante o dia e parte da noite, privilegiando as saídas do município. Assim, conseguimos reduzir sensivelmente nossos índices, sempre contanto com o profissionalismo dos nossos Guardas”, enfatiza o inspetor Alberto Euflauzino Correia, coordenador operacional da GCMB.
Nova Base
Na segunda-feira (dia 29), o bulevar central recebeu uma nova base da Guarda Municipal. O posto de segurança está localizado numa região de grande circulação de pessoas devido à proximidade ao terminal rodoferroviário, agências bancárias e comércio local.
Com o novo equipamento, os munícipes terão mais tranquilidade ao caminhar pelo centro da cidade, uma vez que a nova base conta com sistema de videomonitoramento e toda a região é monitorada por câmeras de segurança 24 horas. Além disso, a presença de guardas e viaturas no local garante mais proximidade com a população e mais segurança para a cidade.
Texto: Secretaria de Comunicação de Barueri