Sydney endurece confinamento devido a persistente surto de Covid na Austrália
Os comércios considerados não essenciais deverão fechar em toda a cidade e seus arredores, enquanto moradores dos subúrbios mais afetados enfrentarão um confinamento mais rigoroso.
As autoridades australianas ordenaram neste sábado (17) o fechamento mais amplo do comércio, junto a uma série de novas restrições em Sydney, a maior cidade do país, depois que um confinamento de várias semanas não conseguiu conter um surto de Covid-19.
Os comércios considerados não essenciais deverão fechar em toda a cidade e seus arredores, enquanto moradores dos subúrbios mais afetados enfrentarão um confinamento mais rigoroso a partir de meia-noite deste sábado, informou à imprensa Gladys Berejiklian, chefe do governo do estado de Nova Gales do Sul.
“O que fizemos até agora não foi suficiente. Em alguma medida, conseguimos estabilizá-lo (o vírus), mas não conseguimos diminuir a curva”, disse Berejiklian.
As autoridades ordenaram aos habitantes do sudoeste da cidade que permaneçam em seus bairros, a menos que trabalhem em serviços de emergência ou de saúde.
O endurecimento das restrições, incluindo uma pausa nas construções na cidade, ocorre em um momento em que seus 6 milhões de habitantes completam sua terceira semana de confinamento.
Nova Gales do Sul registrou uma nova morte pelo vírus e o número de contágios se manteve acima dos 100 diários.
“Não me lembro de outro momento em que nosso estado enfrentou um desafio como esse”, acrescentou a chefe de governo.
Em Melbourne, segunda cidade da Austrália, os habitantes entraram neste sábado em seu segundo dia de confinamento e as autoridades endureceram os controles sobre as viagens de Sydney, depois que o vírus se propagou a partir dessa cidade.
“Agimos com dureza e cedo para garantir que este confinamento seja o mais breve possível”, explicou o ministro da Saúde do estado de Victoria, Martin Foley.
A lenta aplicação de vacinas e a rápida propagação da variante Delta do vírus ameaçam a até agora bem-sucedida estratégia australiana de “covid zero”, alcançada principalmente mediante o fechamento de suas fronteiras desde março de 2020.
Fonte: G1