Personalidade

Gênio da Comunicação Política

Nesta segunda-feira (16) faleceu em São Paulo aos 77 anos o publicitário José Eduardo Cavalcanti de Mendonça, mais conhecido com Duda Mendonça. Internado em junho, no Hospital Sírio-Libanês, para tratar um câncer no cérebro.

Nascido em Salvador (BA) em 10 de agosto de 1944, o publicitário participou de inúmeras campanhas eleitorais em todo o Brasil e até em Portugal. Ex-marqueteiro do Partido dos Trabalhadores (PT), Duda Mendonça ficou conhecido nacionalmente por ter sido o publicitário responsável pela campanha eleitoral que tornou Luiz Inácio Lula da Silva presidente em 2002.

Foto: Claudio Rossi 08-11-1992 / Agência O Globo – Campanha de Paulo Maluf/Prefeitura de São Paulo.

Sua entrada no marketing político iniciou através do sucesso de sua agência DM9, onde organizou em 1985 a campanha de Mário Kertész à prefeitura de Salvador. Outra grande campanha dirigida pelo marqueteiro foi em 1992, com Paulo Maluf candidato a Prefeito na cidade de São Paulo.

Duda Mendonça é reconhecido como referência na publicidade nacional, não apenas pelo marketing político, mas também por campanhas para o setor empresarial. Uma campanha superpremiada dirigida pelo publicitário é lembrada pelo slogan “Não pasta ser pai, tem que participar”, você lembra desse comercial? Propaganda criada em 1984 para a GELOL é lembrada e estudada pelos pesquisadores de comunicação em todo o país.

Além das campanhas eleitorais mencionadas, Duda Mendonça participou em Pernambuco, da campanha de Miguel Arraes; no Ceará, de Ciro Gomes; no Maranhão, de Roseana Sarney; e do ex-primeiro-ministro de Portugal, Pedro Santana Lopes.

Independente das campanhas de determinados partidos políticos e o envolvimento em escândalos, Duda Mendonça será lembrado como referência na publicidade nacional, seja, na política ou empresarial.

Texto de Edson Mesquita Junior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×