Gênio da Comunicação Política
Nesta segunda-feira (16) faleceu em São Paulo aos 77 anos o publicitário José Eduardo Cavalcanti de Mendonça, mais conhecido com Duda Mendonça. Internado em junho, no Hospital Sírio-Libanês, para tratar um câncer no cérebro.
Nascido em Salvador (BA) em 10 de agosto de 1944, o publicitário participou de inúmeras campanhas eleitorais em todo o Brasil e até em Portugal. Ex-marqueteiro do Partido dos Trabalhadores (PT), Duda Mendonça ficou conhecido nacionalmente por ter sido o publicitário responsável pela campanha eleitoral que tornou Luiz Inácio Lula da Silva presidente em 2002.
Sua entrada no marketing político iniciou através do sucesso de sua agência DM9, onde organizou em 1985 a campanha de Mário Kertész à prefeitura de Salvador. Outra grande campanha dirigida pelo marqueteiro foi em 1992, com Paulo Maluf candidato a Prefeito na cidade de São Paulo.
Duda Mendonça é reconhecido como referência na publicidade nacional, não apenas pelo marketing político, mas também por campanhas para o setor empresarial. Uma campanha superpremiada dirigida pelo publicitário é lembrada pelo slogan “Não pasta ser pai, tem que participar”, você lembra desse comercial? Propaganda criada em 1984 para a GELOL é lembrada e estudada pelos pesquisadores de comunicação em todo o país.
Além das campanhas eleitorais mencionadas, Duda Mendonça participou em Pernambuco, da campanha de Miguel Arraes; no Ceará, de Ciro Gomes; no Maranhão, de Roseana Sarney; e do ex-primeiro-ministro de Portugal, Pedro Santana Lopes.
Independente das campanhas de determinados partidos políticos e o envolvimento em escândalos, Duda Mendonça será lembrado como referência na publicidade nacional, seja, na política ou empresarial.
Texto de Edson Mesquita Junior