Parnaíba e Osasco possuem os melhores índices de gestão, afirma TCE.
O Índice de Efetividade da Gestão Municipal, elaborado pelo Tribunal de Contas de São Paulo, e divulgado nesta segunda-feira (29) mostra que os municípios de Osasco e Santana de Parnaíba são os únicos da Região Oeste além dos cinco da Grande SP (Guararema, Mogi das Cruzes e São Bernardo do Campo foram os outros três) com Gestões Efetivas (B), inseridos em um grupo composto de 89 dos 644 municípios analisados. Dos 7 índices temáticos, Santana de Parnaíba apresentou resultados abaixo de efetivos em Educação (C+) e Planejamento, e Osasco em três:
- Educação (C),
- Planejamento (C) e
- Meio Ambiente (B).
No índice de Tecnologia foram os únicos com classificação altamente efetiva (A). O estudo foi feito com base em informações prestadas pelas Administrações e obtidas durante a fiscalização do Tribunal de Contas e visa dar transparência às ações governamentais, uma vez que o IEG-M tem como principal finalidade o aperfeiçoamento das políticas adotadas para atendimentos das necessidades da população.
O Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) foi criado em 2015 pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo para medir a eficiência das 644 Prefeituras paulistas. Com foco em infraestrutura e processos, avalia a eficiência das políticas públicas em sete setores da administração saúde, planejamento, educação, gestão fiscal, proteção aos cidadãos (Defesa Civil), meio ambiente e governança em tecnologia da informação.
Com isso, oferece elementos que subsidiam a ação fiscalizatória do Controle Externo e da sociedade. Os resultados obtidos também produzem informações que têm sido utilizadas por Prefeitos e Vereadores na correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento dos municípios.
Fonte: O Anhanguera