Cidade de SP amplia vacinação contra gripe a partir desta terça para todas as pessoas que não tomaram em 2021
Ampliação da campanha ocorre em meio à baixa procura pela vacina da gripe nos postos de saúde. Imunização acontece em todas as 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sempre das 7h às 19h. Confira endereços.
A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS) amplia a partir desta terça-feira (28) a campanha de vacinação contra a gripe diante do aumento dos casos da doença no município. O anúncio ocorre em meio à baixa procura pelo imunizante nos postos: nesta segunda, foram aplicadas apenas 7,6 mil doses da vacina contra Influenza na capital paulista.
A partir desta terça, todas as pessoas que ainda não se vacinaram contra Influenza em 2021 poderão receber o imunizante. A regra vale ainda para bebês e crianças a partir de 6 meses de idade. A prefeitura alerta que a campanha é válida enquanto durarem os estoques de vacina nos serviços de saúde.
A imunização acontece em todas as 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sempre das 7h às 19h.
Não há necessidade de intervalo entre a aplicação de vacina antiCovid e contra gripe, segundo a Prefeitura de São Paulo. É possível, inclusive, que ambas sejam aplicadas no mesmo dia.
Um ponto de alerta é que a vacina contra a gripe não tem ação contra a versão específica do vírus que tem se disseminado, a cepa Darwin do H3N2, mas isso não torna a vacinação menos importante.
“Se agora a gente está preocupado com a possibilidade de ter epidemia simultânea de H3N2 e Covid, imagina criar uma situação favorável para ter também epidemia de H1N1 junto com essas duas? Por isso que é, sim, muito importante que a gente busque essa vacinação para gripe”, afirma o coordenador do Sistema Infogripe, da Fiocruz, Marcelo Gomes.
Vacina contra Covid
Nesta terça-feira (28), a vacinação antiCovid segue com aplicação de primeira dose (D1), segunda dose (D2) e dose adicional (DA) antiCovid nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, das 7h às 19h.
A aplicação de doses contra a Covid-19 estará suspensa na capital no ponto facultativo do dia 31 de dezembro e Ano Novo (1º de janeiro de 2022).
Confira como se vacinar contra a gripe e/ou contra a Covid
Terça-feira (28)
- Megapostos, drive-thrus e farmácias: vacinação D1, D2 e DA. Funcionamento das 8h às 17h.
- Unidades Básicas de Saúde (UBSs): vacinação D1, D2 e DA. Funcionamento das 7h às 19h.
- AMAs/UBSs Integradas: vacinação D1, D2 e DA. Funcionamento das 7h às 19h.
- Veja aqui a lista com os endereços das unidades básicas de saúde (UBS)
Fonte/Texto: G1.globo.com