Sem categoria

Pentágono diz que general Soleimani planejava ataques aos Estados Unidos

“Sob a direção do presidente, os militares dos EUA tomaram medidas defensivas decisivas para proteger o pessoal dos EUA no exterior, matando Qassem Soleimani”, disse o Pentágono em comunicado. As informações são da Agência Reuters internacional.

“Este ataque visava impedir futuros planos de ataque iranianos”, afirmou o comunicado, acrescentando que os Estados Unidos continuarão a tomar as medidas necessárias para proteger os americanos e os interesses em todo o mundo.

De acordo com o Pentágono, Soleimani também orquestrou ataques a bases de coalizão e aprovou o ataque à embaixada americana em Bagdá ocorrido na última semana.

O presidente Donald Trump publicou hoje no Twitter que ‘o Irã nunca venceu uma guerra, mas nunca perdeu uma negociação’. Já o Aiatolá Ali Khamenei sugeriu medidas em retaliação aos Estados Unidos.

Soleimani, que foi peça chave no combate ao Estado Islâmico e a Al-Quaeda em combates, também liderava a tropa terrorista Força Quds, apoiada pelo regime dos aiatolás iranianos e, segundo o divulgado, atacou e planejava realizar ainda mais ataques a americanos no oriente médio e fora dele, aumentando o seu poder, o de sua tropa e consecutivamente o dos aiatolás. Vejamos qual será a próxima jogada de ambos os lados nesse jogo de xadrez complexo que é a disputa geopolítica no oriente médio, e torçamos para que aconteça o menos prejudicial e custoso às pessoas que não estão envolvidas diretamente no conflito, mas que serão as mais afetadas dependendo do que ocorrer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×