Cachorros reconhecem pessoas más? De acordo com experimento científico, sim!
O estudo foi conduzido por Akiko Takaoka, um médico da Universidade de Kyoto, no Japão. O cientista e seus colegas queriam saber se um cachorro confiaria em uma pessoa mentirosa. Os pesquisadores dividiram o experimento em 3 partes, para descobrir se o cão conseguiria entender se um sujeito era alguém confiável ou não.
O grupo de cientistas afirmou que a pesquisa tem uma implicação potencial nos estudos comportamentais dos cachorros. E conseguiram determinar que os cães conseguem prever certas atitudes e são muito sensíveis ao comportamento humano, afirma John Bradshaw, um membro da Universidade de Bristol, no Reino Unido.
No experimento, os donos dos cães apontaram primeiro para um recipiente com comida, fazendo com que o cão corresse em direção a ele. Depois, apontaram para outra vasilha sem comida. Os cães foram enganados e se aproximaram do recipiente.
Anteriormente, sabia-se que os cães correriam em direção a um objeto para o qual seu proprietário apontaria. Portanto, os cientistas acreditam que os cães são capazes de compreender os gestos humanos. E se os sinais são inconsistentes, podem ficar nervosos e estressados.
Na terceira vez, os cães não seguiram a mão que apontava para o objeto, mas a voz da pessoa. E o resultado foi que os animais não acreditavam nos mentirosos. Os 34 cães que participaram do experimento tiveram o mesmo comportamento, de acordo com o Journal of Animal Cognition. Os cães usaram a experiência anterior para determinar se uma pessoa era confiável ou não.
O Dr. Takaoka planeja continuar o experimento com os lobos, já que são os parentes mais próximos dos cachorros. Como um fato adicional, a pesquisa também comprovou que os cães sentem curiosidade por coisas e situações novas.
Mais pesquisas afirmam que os cachorros também controlam o modo como as outras pessoas interagem com seus donos. Em um experimento, os donos de cães pediram ajuda às pessoas. Alguns sujeitos tinham de ajudar, outros tinham de tratá-lo mal e o restante deveria ignorá-lo. Depois disso, essas mesmas pessoas tentaram presentear os cachorros. E eles agiram de uma maneira surpreendente!
Os animais não aceitaram presente de pessoas que se comportaram mal ou rudemente com seus donos. Eles preferiram ser alimentados por aqueles que ajudaram de alguma maneira seus donos ou mesmo por aqueles que não fizeram nada para ajudar. Mas as pessoas rudes e agressivas não conseguiram ganhar a confiança dos cães. A título de explicação, um estudo publicado pela revista Neuroscience & Biobehavioral Reviews mostrou que os cães demonstram uma boa compreensão das regras sociais.
Já havia sido demonstrado anteriormente que os cães eram capazes de ler nossos gestos e nossas expressões faciais. No entanto, agora sabemos mais sobre esses animais e eles são muito mais inteligentes do que pensávamos. Eles conseguem decifrar nossos sinais e também podem decidir se querem seguir ou não os sinais sociais. Apesar disso, estudos mostram que os cães vivem principalmente no presente, sem muita consideração pelo passado ou futuro.