Com previsão de mais episódios de chuvas, região deve se atentar às enchentes
Recentemente, alagamentos aconteceram no Tamboré. Barueri constrói túnel subterrâneo no local
Fortes chuvas têm assolado a região nas últimas se- manas e causado transtornos. Nesta terça-feira (13), árvores e galhos caíram na Via Parque, de acordo com relato de moradores de Alphaville nas redes sociais. Já no dia 29 de novembro, foram registrados pontos de alagamentos na Al. Araguaia, próximo ao Supermercado Giga, e na Av. Sagitário, perto do Alpha Square Mall.Como forma de solucionar esse problema, a Prefeitura de Barueri está construindo um túnel subterrâneo, desde a Al. Araguaia até a Av. Piracema, para a canalização e drenagem de águas da chuva. A obra teve início em dezembro de 2021 e tem previsão de entrega em 2023.
“A obra está com 70% dos serviços concluídos. Atualmente está sendo realizado o desmonte e remoção manual de rocha dentro do Túnel Linear”, apontou.
A gestão destacou ainda que, independentemente do clima, serviços de limpeza e manutenção são realizados constantemente na cidade. “Nas épocas de chuvas eles são intensificados”, destacou.
Mais temporais
À reportagem, Maria Clara de Oliveira Carneiro Sassaki, meteorologista do Climatempo, explicou que, no decorrer do verão, que terá início na quarta-feira (21), a tendência é que os temporais continuem e, para este ano, a quantidade de água deve até superar a média do período em Barueri e Santana de Parnaíba, já que as frentes frias serão frequentes ao longo dos próximos meses.
“Isso acontece por ainda estarmos vivenciando um período sob influência do fenômeno La Niña e, por isso, os corredores de umidade devem se formar mais vezes no Sudeste, contribuindo com a chuva em Barueri e Santana de Parnaíba”, disse.
Em relação às temperaturas, a especialista explicou que, como a chuva deve acontecer ao longo de boa parte do período, a umidade da atmosfera ficará elevada e, com isso, a temperatura não consegue subir muito.
“Porém, nas janelas de tempo firme, as temperaturas devem ser muito eleva- das, causando sensação de calor acima do normal, parecido com o que acon- teceu entre o fim de sema- na e a última segunda-feira (12)”, enfatizou.
Fonte: Folha de Alphaville