É fake news que Lula criou tarifas para o PIX
Cobranças são permitidas pelo Banco Central em alguns casos desde 2020
- Circula nas redes sociais uma tabela que usuários afirmam ser de tarifas de PIX criadas por Lula
- A imagem mostra os valores que supostamente passariam a ser cobrados por instituições como Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Itaú
- A informação, porém, é falsa, nenhuma taxa de PIX foi criada recentemente
Usuários espalham nas redes sociais uma imagem com uma lista de tarifas de PIX e alegam que os valores teriam sido criados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT). Mas a informação é falsa. Nenhuma taxa nova está sendo aplicada nesse tipo de transação financeira.
O conteúdo viralizado nas redes foi publicado em agosto de 2022. O texto destaca que a cobrança de taxas não vale para pessoa física, EI (empreendedor individual) e MEI (microempreendedor individual). O conteúdo também recomenda que os valores podem ser atualizados e, por isso, devem ser consultados em cada instituição.
A resolução que prevê a cobrança de taxas do PIX em determinados casos é a nº 19 de 2022 do Banco Central. A regra permite a cobrança como quando as operações tiverem finalidade comercial.
Uma busca no Google pelas palavras-chave “Lula tarifa PIX” não identificou qualquer notícia sobre a criação de tarifas para esse tipo de transação financeira.
Na última segunda-feira (2), passaram a valer algumas mudanças no PIX não relacionadas à cobrança da transação. Os bancos não precisam mais impor limites de valor por transação; antes era obrigatório estabelecer limites noturnos, mas agora a regra passa a ser opcional. Além disso, aumentaram os limites de retiradas por meio do Pix Saque e Pix Troco.
Em novembro de 2022, já haviam circulado boatos de que Lula teria prometido taxar o PIX, mas a informação era falsa e foi desmentida pelo Yahoo! Notícias. O atual presidente não fez afirmações nesse sentido.
Fonte: Yahoo Notícias