Possível fusão de PSDB e Podemos pode criar ‘superpartido’ na região
Siglas discutem união; legendas têm cinco prefeituras na região
Numa tentativa de retomar protagonismo e ter mais força no Congresso Nacional, o PSDB tem discutido a possibilidade de fazer uma fusão com o Podemos, em um acordo que pode criar um ‘superpartido’ na região oeste da Grande São Paulo, com o comando de cinco prefeituras.
A proposta tem sido defendida pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que deve assumir a presidência nacional da sigla neste ano.
A fusão é uma espécie de casamento entre os partidos que passam a atuar em conjunto tanto no Congresso quanto nas disputas de eleições municipais, estaduais e federais. Atualmente, o PSDB já está em uma fusão com o Cidadania.
Força na região
Na região, a união tornaria a nova sigla com o comando da maioria das prefeituras. O PSDB governa Barueri, com Rubens Furlan, e tem também as prefeituras de Carapicuíba, com Marcos Neves, e de Jandira, com Sato. O Podemos hoje governa Osasco, município com maior número de habitantes, com Rogério Lins, e tem ainda a prefeitura de Itapevi, onde Igor Soares governa pela segunda vez. O cenário ampliaria a proximidade dos gestores, dado que Igor e Lins são aliados de Furlan.
Na Câmara de Santana de Parnaíba, a fusão faria a maior bancada com seis vereadores.
Fonte: Folha de Alphaville