Para episódios de chuvas como as da semana passada, Barueri conta com Plano Preventivo
Prefeitura vai monitorar previsão do tempo e dos índices pluviométricos para evitar novos transtornos
No dia 19, Alphaville sofreu com uma forte chuva, que gerou grandes estragos. Segundo a Prefeitura de Barueri, foram contabilizadas pela Defesa Civil a queda de 14 árvores, a grande maioria no bairro, de três postes, dois deles de grande porte, e quatro postes foram danificados na região.
Para episódios como os da semana passada, a gestão informou que conta com o Plano Preventivo Chuvas de Verão (PPCV), em que a administração pública, por meio do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, estabelece critérios para a definição dos níveis de criticidade para emergências de alagamentos, inundações e escorregamentos de massa.
“A adoção do PPCV visa um trabalho integrado, rápido e eficiente na prevenção, resposta e assistência a emergências no município. Manteremos o monitoramento da previsão de chuvas e dos índices pluviométricos para a emissão de alertas para a população e o acionamento dos órgãos que compõem o PPCV, a fim de que sejam desencadeadas as ações previstas no plano”, apontou.
Estragos
Com a queda de uma grande quantidade de árvores, muitos moradores questionaram sobre a saúde delas. “Árvores que caíram sem nenhuma raiz”, disse uma moradora nas redes sociais da FdA.
À reportagem, a gestão barueriense informou que as árvores caíram pela combinação da chuva forte e de rajadas de ventos que chegaram a 60km/h e que a análise delas é realizada mediante solicitações dos moradores e eventuais constatações do departamento técnico.
“Pelo grande número de árvores na cidade não é possível efetuar uma análise periódica em todas elas”, afirmou.
Já a Associação Empresarial e Residencial de Alphaville (AREA) afirmou que a maioria das árvores tombadas eram eucaliptos, que tem raízes superficiais e menor resistência aos ventos.
“Eventualmente, as árvores que representam mais riscos têm sido suprimidas. Por prevenção, a AREA tem atuado com a prefeitura, Meio Ambiente e Defesa Civil, Bombeiros e Enel para substituir os eucaliptos e pretende fazer uma retomada nessas ações”, destacou.
Postes
Sobre o episódio do dia 19, a Enel disse que árvores de grande porte caíram sobre a estrutura da rede elétrica, o que ocasionou na derrubada dos postes.
“A companhia esclarece que, nos postes, além das estruturas da rede de distribuição de energia elétrica, existem cabos de telefonia e TV a cabo. A concessionária realiza regularmente ações de inspeção nos postes dos municípios de sua área de concessão”, pontuou.
Fonte: Folha de Alphaville