Semurb completa 1 ano de atuação por um trânsito mais fluido e seguro
– 24 DE FEVEREIRO DE 2023
O conceito de mobilidade urbana representa segurança, fluidez e, principalmente, bem-estar humano. Pensando nisso, Barueri criou a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), que está completando um ano e vai ao encontro do progresso da cidade que atrai grande fluxo de pessoas e, portanto, exige cada vez mais uma gestão eficiente na segurança viária.
O Departamento Municipal de Trânsito de Barueri (antigo Demutran) era ligado à então Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS). O escopo transferiu-se à nova Secretaria. A Semurb foi criada em 23 de fevereiro de 2022 pela lei complementar de número 518 e conta com um efetivo de 148 agentes e o apoio de uma frota com 49 veículos. O comando é divido em quatro frentes: Operacional; Engenharia de Tráfego; Educação para o Trânsito; e Transporte Diferenciado (taxis e veículos escolares). Juntos, atuam em importantes ações.
Operacional
Em 2022 a Semurb fiscalizou infrações que poderiam comprometer a segurança viária, liberando vias com carros abandonados e removendo caçambas colocadas em locais não permitidos. Além de atuar em eventos, como jogos de futebol, corridas, procissões, eleições, dentre outros.
Tráfego seguro
O Departamento de Engenharia de Tráfego é responsável por melhorar sinalizações e zelar por projetos semafóricos, de fiscalização eletrônica, estudando o impacto no trânsito em torno de empreendimentos, dentre outros planejamentos, aumentando a segurança nas vias para condutores, ciclistas e pedestres.
Educação no trânsito
O Departamento de Educação para o Trânsito (DET) promove ações educativas para motociclistas, intensifica a campanha nacional “Maio Amarelo”, conscientiza estudantes sobre a travessia na faixa de pedestres, conduz o “Brincando nas férias” ensinando os pequeninos sobre a importância de um trânsito seguro e o respeito às sinalizações, além de conscientizar os jovens, inibindo a perigosa prática de “pegar rabeira”.
Escolares e Táxis
O Departamento de Transporte Diferenciado não registrou nenhum acidente envolvendo vans escolares e táxis nesse ano de atuação da nova Secretaria. Isso graças a uma efetiva fiscalização, por meio de renovações semestrais e outras ações preventivas.
Um olhar atento sobre a cidade
A Semurb fiscaliza infrações que podem comprometer a segurança viária, além de organizar as vias durante grandes eventos na cidade. Melhorar sinalizações e zelar por projetos semafóricos, de fiscalização eletrônica e estudos de impacto no trânsito também fazem parte do escopo da Secretaria. E como prevenção é crucial, promove ações educativas para motoristas, motociclistas, pedestres e até crianças. A fiscalização de transportes escolares e táxis também cabe a essa equipe, que não registrou nenhum acidente nesse setor nesse primeiro ano de atuação.
Inclusão
A Pasta também celebrou a instalação de mais um semáforo sonoro para pessoas com deficiência visual, participou da Oficina de Libras em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) e intensificou a autuação de infratores por estacionarem em vagas reservadas.
Apoio durante enchentes
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Valter Oliveira, nos dias de chuvas intensas os agentes de trânsito têm papel fundamental.
“A ação dos agentes durante as chuvas foi muito importante, principalmente para o fechamento de vias, na sinalização e nos desvios, evitando o acesso dos usuários a áreas com alagamento. O foco principal da Semurb é cuidar das pessoas, é a preservação de vidas!”, destaca o secretário.
Valter lembra os diversos cursos de capacitação e aprimoramento oferecidos à equipe e reforça sobre a qualidade dos agentes.
“O nosso efetivo tem um grande diferencial que não se aprende em cursos, tais como iniciativa, criatividade, boa vontade e discernimento. Valores tão importantes quando falamos de cuidar de pessoas”, aponta.
A Semurb é responsável por controlar o tráfego de mais de 229 mil veículos cadastrados e uma frota flutuante de 80 mil veículos que se espalham por 500 quilômetros de vias. As ações da nova Secretaria resultaram na diminuição de 10% de acidentes fatais.
Fonte: Portal Barueri