BARUERI: ADMINISTRAÇÃO RUBENS FURLAN E BETO PITERI REGISTRAM MAIOR APROVAÇÃO DO ÚLTIMO ANO
Em alta entre os moradores, avaliação positiva supera taxas observadas ao longo de 2022
A Administração Pública Municipal de Barueri avaliada pela INDSAT em fevereiro de 2023 alcançou a maior aprovação do último ano, chegando a 78,2% entre os moradores entrevistados. Do total de aprovação, o serviço realizado na Cidade de Médio Porte foi classificado com 17,7%de ótimo e 60,5% de bom, superando o patamar registrado em fevereiro de 2022, com 66,8%. De lá pra cá, as avaliações positivas do setor ultrapassaram a casa dos 70%, chegando a 75,7% em maio do mesmoano até atingir o resultado mais elevado no início de 2023.
Os números da rejeição também apresentaram mudanças nas pesquisas, caindo de 5,3% em fevereiro do ano anterior para atuais 4,2%, resultado formado por 2% de ruim e 2,2% de péssimo. A taxa mais recente é uma das menores do período avaliado, logo após os 3,8% registrados em agosto de 2022. Os dados apresentados pela INDSAT refletem a opinião dos 400 moradoresparticipantes do levantamento, considerando margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.
Na análise geral dos poderes públicosconsiderados pela INDSAT, a Administração Municipal de Barueri sedestaca entre os governos estadual e federal. A pontuação superior do serviço doméstico, de 779 pontos, confere à CMP o melhor desempenho entre as avaliações governamentais, mantendo o Alto Grau de Satisfação obtido em levantamentos anteriores. Anota permanece acima da média do agrupamento, de 631 pontos, e superaa pontuação obtida no mesmo períodode 2022 (739 pontos). No comparativocom a pesquisa anterior, em novembro, a nota atual registra aumento de 31 pontos. Já no período entre agosto de 2021 e o início de 2023, a pontuação recente é a segunda maior registrada pela INDSAT, logo após os 803 pontos observados em meados de 2021.
Além da avaliação da Administração Municipal como um todo, a pesquisa também considera as opiniões dos moradores a respeito do prefeito de Barueri, apontando critérios como “inteligente”, “simpático”, “honesto” e “próximo do povo”. Em relação às primeiras três características, o levantamento aponta Alto Grau de Satisfação para Rubens Furlan, com aprovação de 82% sobre “inteligente”,46,8% sobre “honesto” e 75,3% para “simpático”. O indicador “próximo do povo” registrou Grau Médio de Satisfação, com aprovação de 52,5% entre os entrevistados.
Na programação de aniversário da cidade, o portal de notícias da prefeitura divulgou diversas conquistas da Administração nos últimos anos, incluindo títulos como melhor cidade para fazer negócios no setor de serviços, da Revista Exame, pela segunda vez; destaque no “Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal”, pela Secretaria do Tesouro Nacional e 3ª cidade do Estado e 14ª do Brasil que mais gerou empregos em 2022, pelo Caged. Os demais prêmios obtidos pela cidade podem ser conferidos no site da prefeitura.
INDSAT
A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:
As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.
Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSATutiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para2023, a previsão é de que Barueri alcance 268.096 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).
Fonte: JACidade