Mais de dez atropelamentos são registrados em Barueri e Santana de Parnaíba neste ano
Dados são do Detran.SP até fevereiro. Nesta semana, um jovem de 14 anos morreu após ser atingido por uma moto
No dia 14, um adolescente de 14 anos, estudante do Colégio Municipal Tom Jobim, morreu após ser atropelado por uma moto na Av. Yojiro Takaoka. Segundo informações da Prefeitura de Santana de Parnaíba, a moto que passava pela via em alta velocidade colidiu com outros veículos e com o jovem, que estava na faixa de pedestres. O acidente aconteceu no começo do mês e a Delegacia de Santana de Parnaíba abriu um inquérito para investigar o caso.
Um levantamento feito pelo Detran.SP a pedido da FdA revelou que, neste ano, até fevereiro, dados mais recentes, mais de dez ocorrências deste tipo foram registradas nas cidades.
Segundo o órgão, em Barueri, nos dois primeiros meses do ano, foram anotados 11 casos de acidentes envolvendo pedestres. No mesmo período do ano passado, esse número chegou a sete, alta de 57,14%.
Em Santana de Parnaíba, foram três atropelamentos nas vias da cidade, em janeiro e fevereiro deste ano, mantendo o mesmo número dos dois primeiros de meses de 2022.
Em ambos os municípios, os acidentes foram não fatais, ou seja, não resultaram em mortes. “Já durante todo o ano de 2022, foram registrados sete óbitos por atropelamento em Barueri e sete em Santana do Parnaíba”, destacou o Detran.SP em nota.
Ações
À reportagem, a Prefeitura de Santana de Parnaíba informou que, nos últimos 10 anos, tem feito grandes investimentos para a melhoria da mobilidade como um todo, o que inclui medidas de prevenção contra acidentes.
“Entre as ações estão a implantação de fiscalização eletrônica de velocidade, lombadas e lombadas eletrônicas em pontos estratégicos, manutenção de sinalização vertical e horizontal adequada para as vias, campanhas de conscientização e informação e trabalhos de instrução sobre o trânsito em parceria com os colégios”, apontou.
Redução de violência no trânsito
Já o Detran.SP disse que o Estado de SP trabalha para reduzir as mortes e a violência no trânsito. “Visando reduzir o índice de acidentes, aumentar a conscientização e preservar vidas, o Detran.SP adota programas permanentes de ações de Educação para o Trânsito, como Cidadania em Movimento e Educação Viária é Vital”, enfatizou.
Fonte: Folha de Alphaville