Destaque

VAI UMA CORRIDA DE RUA AÍ, PARA MOVIMENTAR O CORPO NAS MANHÃS DE DOMINGO.

Se você vive em São Paulo, já deve ter se deparado com algum desvio do trânsito de veículos para a passagem de empenhados corredores de rua. Neste domingo 21 de maio de 2023, Barueri na grande São Paulo recebeu a Prova de Corrida de Rua Circuito dos 04 Elementos de 2023 que é composto por quatro etapas, na Avenida Doutor Dib Sauaia Neto, com a “arena do evento”, na rua São Paulo. 

A primeira delas é a Terra, que aconteceu neste domingo com termômetros batendo 12º Graus e com uma névoa acompanhada de um frio bem propício para a prática de corrida de rua. Mas, o que será que leva milhares de pessoas a acordarem cedo, geralmente em um domingo, e ocuparem com seus tênis as ruas antes só acostumadas com pneus e transito intenso? É o que o pesquisador Luiz Silva dos Santos, em seus estudos, constata a importância dos fatores cognitivo e afetivo para determinar o envolvimento dos praticantes de corrida de rua.

Isso significa que, além de razões mais “concretas”, por exemplo, conveniência, saúde e socialização, há também motivações menos tangíveis, como crenças, valores e sentimentos que influenciam a escolha e adesão a um esporte. Estes estudos apontam que a corrida de rua serve para aproximar as famílias nas manhas de domingo para aproveitarem o evento esportivo esuas motivações para participarem desse momento de interação, estão relacionadas à esfera da saúde, ao bem estar e uma melhoria da qualidade de vida, do condicionamento físico, além da oportunidade de socialização, o estímulo por parte do cônjuge, dos filhos e amigos, e também publicarem as fotos nas redes sociais para se mostrarem.

Os eventos de corridas de ruas movimentam uma cadeia importante no tocante à economia e gestão de eventos esportivos que vão muito além da organização, dos patrocinadores, do pagamento da taxa de inscrição, compra de artigos esportivos, contratação de assessoria de corrida, até o isotônico ao final de cada prova. O investimento pessoal de cada corredor(a) com os produtos, acessórios e serviços que envolvem essa atividade esportiva podem chegar a R$ 830,00 (oitocentos e trinta reais) ao ano aponta o pesquisador, é inegável o potencial para negócios e marketing esportivo voltados aos novos ocupantes de nossas ruas, após o período restritivo decorrente da pandemia, além de fomentar a geração de renda direta e indireta a todos envolvidos com esses eventos.

Fonte: Jacidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×