De olho em 2024, políticos da região dedicam mais tempo aos sites de mídias sociais
Por Marcelo Damasceno
Não é novidade que os sites de mídias sociais possuem potencial para influenciar a decisão do voto do eleitor, mas alguns profissionais de comunicação e políticos ainda olhavam para o ambiente digital com um pouco de ceticismo. Algo que vem mudando desde as eleições de 2018, quando a estratégia online foi um dos diferenciais na eleição presidencial.
E parece que os políticos da região Oeste da Grande São Paulo entenderam isso muito bem, pois cada vez mais nos deparamos com conteúdo deles em nosso feed. Onde buscam ampliar a atuação política, conquistar mais seguidores, divulgar realizações ou feitos do passado, arregimentar apoiadores e, principalmente, aplicar o capital político para se cacifar ao pleito de 2024.
As pautas abordadas são as mais diversas:
Ensino técnico – Na semana passada, o ex-prefeito de Carapicuíba, Sergio Ribeiro (PT), divulgou vídeo, logo após reunião no Ministério da Educação, onde tratou da implantação de um Instituto Federal na cidade. Segundo ele, “tem coisa boa vindo por aí”.
Transparência – “A gente pede, pede, pede … e a gestão presta contas?”. O vereador Veinho (PL) vem tentando validar o papel fiscalizador da vereança. Em postagem nas redes sociais, o parlamentar questiona uma possível falta de transparência da gestão do prefeito Sato (PSDB) na aplicação do empréstimo de R$ 52 milhões, destinados à construção do hospital municipal. Na publicação, o vereador questiona: “Cadê a transparência?”
Tarifa Zero – Com portas abertas no Ministério dos Transportes, em Brasília, a vereadora itapeviense, Camila Godói (PSB), passou a defender a tarifa zero nos ônibus municipais. Em vídeo lançado em seus perfis nas redes sociais, a parlamentar apresenta sete benefícios da passagem “free”, além de destacar que uma família economizaria R$ 15 mil reais por ano com a tarifa zero. Segundo a parlamentar, a economia seria substancial nos lares itapevienses e movimentaria a economia local.
Braçada – O ex-prefeito de Barueri e pré-candidato em 2024, Gil Arantes (União), segue em peregrinação pelos bairros da cidade para ativar a lembrança e a memória das pessoas sobre as realizações em seus três mandatos como prefeito. As ações de rua são potencializadas nos sites de mídias sociais quase que diariamente, espaço virtual onde a assessoria de comunicação do pré-candidato parece nadar de braçada.
Qual será o resultado das investidas deles, no espaço digital? Só saberemos em 2024. Mas, uma coisa é fato, esse é um dos caminhos curtos e baratos para fazer com que as ideias cheguem ao público desejado.
Fonte: Jornal Digital Região Oeste