Suspeita de Coronavírus em Barueri: mulher está sendo monitorada pela saúde do estado
O primeiro caso de Coronavírus do estado e do Brasil pode estar em Barueri. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, uma mulher de 59 suspeita de ser infectada pelo vírus está isolada em sua residência e passa por análises para saber se há ou não contaminação. A senhora havia viajado para um local de risco.
“Estamos descartando casos suspeitos e seguimos com o monitoramento, com organismos internacionais e nacionais de saúde. As equipes seguem atentas para realizar respostas rápidas e efetivas quando necessário”, diz a diretora da Vigilância Epidemiológica, Helena Sato.
A investigação dos casos é realizada pelas secretarias municipais de saúde, com apoio técnico do Ministério da Saúde. As amostras biológicas dos pacientes são colhidas pelo hospital onde foram atendidos e enviadas para análise no Instituto Adolfo Lutz.
Os exames consistem numa análise que detecte o genoma do vírus, por meio do chamado PCR (sigla em inglês que significa “Reação em cadeia da polimerase”). São feitos a partir da coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou coleta de secreções da boca e nariz), que deve ser realizado pelo hospital que atendeu o caso suspeito e encaminhado ao laboratório de saúde pública do Estado de São Paulo. Os resultados são comunicados pelo Adolfo Lutz ao município de residência do paciente, responsável por notificar o descarte ou confirmação do caso.
As informações são do jornal Giro da Região