3 ALIMENTOS QUE FORAM REPROVADOS PELA ANVISA E VOCÊ PODE TER EM CASA
Por não seguirem os padrões aceitos, elas já foram reprovadas ou suspendidas pela Anvisa.
Muitas pessoas acham que somente marcas pouco conhecidas são suspensas pela Anvisa. Porém, isso está longe de ser verdade. Um bom exemplo disso são estas 3 marcas de alimentos reprovados pela Anvisa, que mesmo sendo famosas, foram suspensas.
Portanto, a seguir você irá descobrir algumas marcas que, apesar de serem famosas, já foram reprovadas no controle de qualidade da Anvisa, assim como o motivo da suspensão.
3 Marcas famosas que já foram reprovadas pela Anvisa
Ocasionalmente, é possível encontrar notícias, na TV ou internet, sobre produtos alimentícios que sofreram recall. Mas você já se perguntou o porquê?
Um dos principais motivos para que um produto seja suspenso, e até mesmo definitivamente removido das prateleiras do mercado, é que ele apresenta alguma inconformidade com os padrões adequados de qualidade.
Assim, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os fabricantes devem manter rigorosos padrões de qualidade, definidos pela própria Anvisa, a fim de proporcionar produtos seguros e com qualidade íntegra para os consumidores.
Infelizmente, as marcas a seguir não atenderam a esses padrões de qualidade, e tiveram seus produtos reprovados pela Anvisa. Confira:
1. Fugini
Durante inspeções de rotina, em março deste ano, foram constatados sérios erros relacionados ao controle de qualidade dos produtos fabricados pela Fugini. Além disso, também houve falhas com relação à higiene e segurança das matérias-primas.
A produção foi retomada em abril, após outra inspeção e consequente liberação. No entanto, a Agência não liberou a fabricação de alimentos que possuem maior potencial de causar reações e alergias, como a maionese por conter ovo, por exemplo.
2. Häagen-Dazs
A fabricante de sorvetes também teve produtos suspensos pela Anvisa. No ano passado, em agosto, alguns picolés e sorvetes cremosos foram retirados das prateleiras, pois apresentaram uma substância potencialmente tóxica, a 2-cloroetanol.
Esse composto pode ser nocivo à saúde, e a razão para ter sido encontrado nos sorvetes e picolés é que ela pode ter sido gerada por conta do aroma de baunilha.
3. Chocolates Garoto
Os famosos bombons Garoto também sofreram processo de recall. Em outubro do ano passado, alguns lotes precisaram ser removidos de circulação, devido à possibilidade de conterem estilhaços de vidro, possivelmente vindos de problemas nas máquinas da fábrica.
Encontrei um desses produtos à venda, e agora?
É válido ressaltar que, apesar das complicações ocorridas, a Anvisa informa um prazo para que as marcas corrijam as falhas e se adéquem às normas. Assim, os produtos citados já estão seguros para o consumo novamente.
Fonte: Brazil Grace