Secretaria de saúde de Cotia monta ‘Time de Resposta Rápida’ contra o coronavírus
A Secretaria de Saúde de Cotia montou um Time de Resposta Rápida (TRR) contra o Coronavírus (Covid-19). O objetivo é dar início ao protocolo de atendimento aos casos suspeitos imediatamente após o paciente dar entrada em uma das unidades de urgência e emergência da rede municipal. Será considerado caso suspeito aquele em que o paciente apresentar febre associada a sintomas respiratórios (como tosse e dificuldade para respirar, por exemplo) e que tenha viajado para um dos países com potencial risco de transmissão de Covid-19 [veja abaixo], ou que tenha tido contato com pessoas com suspeita da doença ou com caso confirmado. Até o momento, Cotia não anotou nenhum caso suspeito da doença.
Integram o TRR coordenadores dos Pronto Atendimento (PA’s), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Vigilância Epidemiológica e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU), responsáveis pela coordenação das ações dos profissionais médicos e equipe de enfermagem nas unidades. Todos atuarão em consonância com o fluxo de atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19. Este fluxo dará mais agilidade à identificação de um caso suspeito e norteará o comportamento dos profissionais de saúde que o atenderem. “Um dos cuidados imediatos é o isolamento deste paciente. Ainda que os sintomas não apontem para gravidade, ele não pode aguardar em uma recepção normal, por exemplo”, destacou Magno Sauter, secretário de Saúde.
O fluxo de atendimento aos pacientes com suspeita de Covid-19 foi elaborado por uma equipe da própria Secretaria de Saúde. “Temos como base o preconizado pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde, mas adequamos à realidade de nossa estrutura de urgência e emergência”, destacou Sauter. Ele salientou que o momento é de atenção e de alerta, mas não há motivos para pânico por parte da população. “Cuidados simples como higienizar as mãos, evitar tossir e espirrar sem proteger boca e nariz, evitar locais fechados já ajudam muito na proteção. Some-se a isso hábitos saudáveis na alimentação”, completou o secretário de Saúde.
Qual caso será considerado suspeito de Covid-19?Pacientes que apresentem febre e sintomas respiratórios (tosse e dispneia), que tenham histórico de viagem à área com transmissão local, nos últimos 14 dias, ou que tenham tido contato próximo com caso de Covid-19 confirmado em laboratório ou caso suspeito, nos últimos 14 dias. Qual é a área de risco com transmissão local de Covid-19?São considerados países com potencial risco de transmissão de Covid-19 os países: Alemanha, Austrália, China, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Camboja, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Japão, Tailândia, Vietnã, e Singapura (Atualizado em 24 de fevereiro). Como se prevenir do coronavírus?Até o momento, não existe vacina ou medicamento que proteja do vírus, no entanto, sabe-se que ele é transmitido por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Cuidados com a higiene pessoal são, até o momento, a melhor forma de prevenção.Portanto, é preciso lavar as mãos com água e sabão frequentemente, especialmente após tossir, espirrar, ir ao banheiro. Se possível, tenha um álcool em gel na bolsa, principalmente se usar transporte coletivo.Se tossir ou espirrar, cubra o rosto com um braço ou lenço descartável. Devo usar máscara?O uso de máscaras reduz um pouco o risco de infecção, mas ela só é indicada em situações de risco de surto intenso ou em caso confirmado. Posso viajar para os locais considerados de maior risco?A recomendação do Ministério da Saúde, do Centro de controle de Doenças dos Estados Unidos e da Sociedade Brasileira de Infectologia é para que as viagens aconteçam apenas em caso de extrema necessidade. |
Fonte: prefeitura de Cotia.