Praia GrandeSão Paulo

Prédio de 23 andares é evacuado às pressas após danos estruturais e ‘risco de queda’ no litoral de SP

Edifício em Praia Grande (SP) passa por vistoria da prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, cujo capitão falou sobre o risco de queda.

Um prédio de 23 andares e 133 apartamentos foi evacuado às pressas após apresentar danos estruturais em três colunas, nesta terça-feira (13), em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma vistoria indicou os danos nas pilastras do edifício, que tem 19 pavimentos residenciais.

O capitão do Corpo de Bombeiros, Thiago Duarte, afirmou que existe o risco de queda do Edifício Residencial Giovannina Sarane Galavotti. O prédio foi entregue aos moradores em 2011 e está localizado na Avenida Jorge Hagge, no Bairro Aviação, a uma quadra da praia.

“A primeira preocupação era retirar os moradores”, explicou ele. “Foram constatadas três colunas rompidas. Agora está sendo feito o trabalho de escoramento para que os esforços das demais colunas [que não sofreram danos] sejam divididos”.

Duarte acrescentou que, até o momento, não é possível apontar a causa dos danos estruturais. Ele ressaltou que também não é possível apontar uma data de retorno dos moradores aos apartamentos. Desde 15h a estrutura do prédio é vistoriada por equipes da prefeitura, Defesa Civil e dos bombeiros.

Segundo a administração municipal, o edifício conta com “toda a documentação pertinente em dia” junto à prefeitura. O g1 entrou em contato, por telefone, com a Construtora JR mas não obteve um retorno até a última atualização desta reportagem.

Outro prédio evacuado

O g1 noticiou, em janeiro de 2023, que outro prédio na cidade também foi evacuado. Este edifício está localizado na Rua Guimarães Rosa, no Bairro Ocian. Ninguém se feriu.

A construtora Rio D’ouro, responsável por este prédio, disse à época que a estrutura da viga foi abalada durante uma manutenção periódica.

Nas imagens, obtidas pela equipe reportagem, é possível ver que a janela de um dos andares ‘entortou’ por conta do ocorrido. Os moradores foram filmados aguardando na calçada durante o trabalho dos bombeiros.

Fonte: Portal 12 Cidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×