Núcleo de Justiça Restaurativa de Barueri, promoveu o evento: Sensibilização e Palestra sobre Círculos Restaurativos da Paz
O Fórum II situado na Rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, em Barueri, recebeu vice-diretores e alguns alunos das escolas estaduais da cidade, que atenderam o convite da Profª Delba Pereira, responsável pelo Programa Conviva na Diretoria de Ensino de Itapevi.
O evento promovido foi a Sensibilização e Palestra sobre Círculos Restaurativos da Paz, a Palestrante Juíza Dra Daniela Nudeliman Guiguet Leal, que com uma palestra de alto nível envolveu a todos os presentes com uma explanação de como está funcionando a Justiça Restaurativa e como se deve ser colocado na prática do dia a dia, pois é necessário que as pessoas sejam acolhidas com respeito quando forem procurar a Justiça.
Conversamos com a Profª Delba Pereira sobre a parceria da Diretoria de Ensino de Itapevi com a Justiça Restaurativa, ela disse:
- “Desde o ano passado a Dirigente Regional de Ensino Milena Furtado, aceitou o convite para a parceria e desde então, estamos participando do grupo gestor e realizando ações com os nossos estudantes.”
Perguntamos à Profª Delba Pereira, como foi organizado o encontro das escolas estaduais de Barueri e os alunos para a palestra do Círculo Restaurativo da Paz? Ela respondeu:
- “Com esta parceria estabelecida, colocamos no cronograma de ações do grupo gestor da Justiça Restaurativa uma palestra com a Dra. Daniela Nudeliman Guiguet Leal, responsável pela JR na Comarca de Barueri, e nossa equipe da Diretoria de Ensino se encarregou de convidar os vice-diretores, que selecionaram dois alunos do Grêmio Estudantil e mais um aluno das escolas onde trabalham.”
A palestra da Juíza Dra Daniela Nudeliman Guiguet Leal foi um sucesso e depois da palestra foi servido um café comunitário, em seguida foram divididos em grupos os participantes identificados com fitas coloridas em uma das mãos e ocuparam algumas salas do fórum.
O grupo verde foi composto pelos vice-diretores Manoel Luiz Marques de Lima da EE Mário Joaquim Escobar de Andrade e Ermo Pedro Fernandes da EE República de Cuba e os alunos: Giselli da EE Caio Prado, Kimberly da EE Profª Ivani Maria Paes e Samuel da EE do Jardim Paulista, as professoras responsáveis pelo Círculo Restaurativo da Paz, cor verde foram Sandra Regina e Silvana Lacerda, o círculo foi dinâmico com a interação de todos, atingiu a proposta.
O encontro foi muito produtivo desde a organização da Profª Delba Pereira, responsável pelo programa Conviva, a Palestrante Juíza Dra Daniela Nudeliman Guiguet Leal e todos os organizadores dos círculos definidos pelas cores.
A participação dos vice-diretores e dos alunos das escolas participantes é destacável pela produtividade e pelo protagonismo dos alunos.