RECEITA FEDERAL: HOJE É O ÚLTIMO DIA PARA DECLARAR O IRPF
Por Naian Lucas Lopes
Nesta sexta-feira (31), é o último dia para os contribuintes brasileiros declararem o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Até às 7h02 desta sexta-feira (31), foram realizadas 38.998.805 declarações, e a expectativa do governo federal é que esse número chegue a 43 milhões até o fim do prazo.
De acordo com dados do governo, a distribuição das declarações até agora é a seguinte:
62,4% têm direito à restituição.
20,1% resultam em imposto a pagar.
17,4% não têm imposto a pagar nem a restituir.
Entre os dados destacados sobre as declarações:
40,6% foram pré-preenchidas.
44% dos declarantes são mulheres.
56,7% optaram pela declaração simplificada.
A média de idade dos declarantes é de 47 anos.
8,1% das declarações são retificadoras.
93,7% referem-se ao ano anterior.
Foram registradas 17.166 declarações de final de espólio.
49.024 declarações são de saída do país.
Com o prazo final se aproximando, é importante que os contribuintes que ainda não enviaram suas declarações façam isso o mais rápido possível para evitar multas e outras complicações.
A Receita Federal disponibiliza diversas ferramentas para facilitar o preenchimento e o envio das declarações, incluindo a opção de declaração pré-preenchida, que pode agilizar o processo e reduzir erros.
Para aqueles que perdem o prazo, a multa mínima é de R$ 165,74 e pode chegar a 20% do imposto devido. Portanto, a recomendação é não deixar para a última hora e garantir que todas as informações estejam corretas e atualizadas.
Este é um momento importante para os contribuintes regularizarem sua situação fiscal, garantindo, assim, que estejam em conformidade com as exigências da Receita Federal.
Fonte:Jacidade