Operação Inverno é ativada em Osasco para proteger moradores de rua
A Secretaria de Assistência Social acionou em Osasco a Operação Inverno na segunda-feira (12). A iniciativa visa oferecer auxílio e abrigo às pessoas em situação de rua durante o período de frio intenso.
Equipes de assistentes sociais saíram às ruas a partir das 19h, distribuindo cobertores, achocolatado e até ração para animais de estimação daqueles que não aceitaram acolhimento no Centro Pop, localizado no Jardim Piratininga. O centro disponibiliza 40 camas e cobertores para pessoas que buscam refúgio das baixas temperaturas.
A Operação Inverno é ativada sempre que as previsões meteorológicas indicam temperaturas iguais ou inferiores a 10°C (na segunda-feira chegaram a 7°C). Além do acolhimento temporário no Centro Pop, a Prefeitura mantém três unidades de acolhimento permanentes: duas no Jardim Rochdale, zona Norte (uma para homens e outra para mulheres com crianças e famílias), e uma no centro da cidade.
Os moradores que perceberem pessoas em situação de rua necessitando de acolhimento podem acionar as equipes da assistência social através do telefone 156. A Prefeitura reforça a importância da participação da comunidade neste período crítico, visando garantir a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos.
Com a previsão de que as baixas temperaturas persistam nos próximos dias, a Operação Inverno permanece em alerta.
Fonte: Visão Oeste