BarueriEducação

Emef Fioravante Barletta realiza exposição sobre ‘Inteligências Múltiplas’

Para celebrar a 6ª edição da Semana de Valorização das Diferenças, realizada entre os dias 4 e 8 de novembro, a Emef Fioravante Barletta, com apoio do Departamento de Educação Especial (DEE) da Secretaria de Educação, promoveu uma série de atividades voltadas à inclusão e ao respeito à diversidade. As atividades culminaram na exposição “Inteligências Múltiplas”, realizada no dia 8 de novembro. 

A professora de educação inclusiva, Francisca Pereira dos Santos, explicou que tanto as ações quanto a exposição foram inspiradas na teoria das inteligências múltiplas, desenvolvida pelo psicólogo americano Howard Gardner. Segundo essa teoria, todos os indivíduos têm potencial para serem inteligentes de formas diversas.  

“Você talvez não seja bom em matemática, mas pode ter grande habilidade com um instrumento musical. Trabalhamos esse conceito com os alunos de forma lúdica para que cada um pudesse descobrir suas próprias habilidades. Isso também ajuda o professor a conhecer melhor o aluno e a adaptar o ensino de maneira mais eficaz”, destacou a professora. 

Exposição Interativa  

A exposição apresentou trabalhos dos alunos como desenhos, poemas e fotografias, todos inspirados nas inteligências múltiplas, além de oferecer uma experiência 100% interativa, com jogos educativos que estimularam a participação ativa dos visitantes. A mostra foi organizada em nove circuitos, representando as diferentes inteligências identificadas por Gardner: Linguística, Musical, Intrapessoal, Existencial, Naturalista, Lógica-matemática, Cinestésico-corporal, Interpessoal e Espacial. 

Danilo Ferreira, de 11 anos, destacou-se ao explorar e compartilhar seus talentos. Ele se identificou especialmente com as inteligências Naturalista (capacidade de observar e classificar elementos da natureza) e Espacial (habilidade para imaginar formas e dimensões). Danilo, que desenhou uma paisagem detalhada, também atuou como monitor, orientando outros estudantes nas estações da mostra.  

“Eu achei muito legal. Isso anima todo mundo e ajuda no desenvolvimento das crianças”, comentou o estudante. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×