Cidades

A indústria cresceu na área do CIESP Castelo

Por: Rafael Cervone e Ronaldo Koloszuk Rodrigues

O CIESP Castelo, com jurisdição em Osasco, sua cidade-sede, Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba, tem contribuído de modo expressivo para o fortalecimento e progresso da indústria local ao longo de seus 63 anos, comemorados em dezembro. Sua atuação reflete-se no avanço do setor, cujo número de empresas cresceu 23,5% entre 2023 e 2024, passando de 2.230 para 2.754 estabelecimentos. O total de postos de trabalho formal aumentou 5,28%, saltando de 78.858 para 83.017, na comparação entre os meses de outubro dos dois anos.

É gratificante constatar o impacto socioeconômico positivo da indústria na população regional, de 1,95 milhão de habitantes. As estatísticas mostram como ela é essencial para que o Brasil volte a crescer em patamares mais elevados e de maneira sustentável. Tal meta somente foi atingida pelos países que promoveram expressivo avanço do setor, que é estratégico pelo volume e qualidade dos empregos que gera, aporte tecnológico, agregação de valor à pauta de exportações e redução da dependência externa.

Fica claro que a manufatura contribui de maneira significativa para a inclusão socioeconômica, por meio do trabalho digno e melhor distribuição de renda. É por todas essas boas razões que temos defendido com ênfase a adoção de políticas públicas como a Nova Indústria Brasil (NIB) e Depreciação Acelerada. Toda nossa mobilização em favor do setor conta com o engajamento da grande rede do CIESP, com mais de oito mil associados.

Exemplo disso são os industriais dos sete municípios do CIESP Castelo, os novos desbravadores de nossa economia na mesma região de onde os bandeirantes partiam para alcançar o interior paulista e brasileiro, expandindo os limites nacionais para além do estabelecido no Tratado de Tordesilhas, firmado pela Espanha e Portugal em 1494. Nosso setor, com certeza, será cada vez mais fundamental para ampliarmos as fronteiras de nosso progresso, na construção de um Brasil mais próspero e desenvolvido.

Rafael Cervone é o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

Ronaldo Koloszuk Rodrigues é o diretor-titular do CIESP Castelo.

Fonte:Jacidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×