Barueri inaugura escola para atender crianças até 5 anos
Depois do descerramento de placas de importantes escolas neste ano, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Obras, volta a reunir autoridades e a população, desta vez para inaugurar no próximo sábado, dia 21, a Emmei Thomaz Victoria Rodrigues – unidade totalmente reconstruída na rua Marelisa, 155, no Jardim Audir. A solenidade acontecerá a partir das 10h.
Estrutura
O novo prédio da escola tem três pavimentos, 4.910,27 m² de área construída em terreno de 4.400,95 m². Conta com amplas instalações para acomodar no mesmo local mais de 700 crianças da Maternal e da Emei (Escola de Educação Infantil – Pré-escola), localizada no Bairro Silveira.
O pavimento térreo contém 6 salas maternal, fraldário, banho e espaço de troca, amamentação, lactário, solário para bebês, vivência maternal, áreas de recreação, sanitários infantis e adultos (feminino, masculino e para Pessoas com Deficiência), DML (Depósito de Material de Limpeza) e depósito. O 1º pavimento tem 6 salas da Emei, sanitários infantis (feminino, masculino e PCD), sala multiuso, auditório, sala de artes, sala de leitura, área de vivência, solários (espaço de recreação), secretaria, almoxarifado, refeitório, cozinha, copa, lavanderia, vestiário para funcionários e DML.
Já o 2º pavimento (último piso) possui 6 salas da Emei, sanitários infantis e adultos (feminino, masculino e PCD), 2 salas multiuso, solário (área de recreação coberta), sala de leitura, área de vivência, brinquedoteca, minicampo (interno), sala dos professores e da administração (direção e coordenação), sala técnica e copa. O prédio conta com acessibilidade em todos os pavimentos, contendo rampas acessíveis, elevadores e sanitários PCD. Contém também estacionamento descoberto e algumas vagas cobertas.
Outras unidades
Nos últimos 8 anos, a Prefeitura de Barueri investiu forte em modernos prédios para oferecer o máximo de conforto e segurança aos alunos e funcionários. Só entre 2021 e 2024, o governo construiu escolas como a novíssima Emeief Elisabet Titto, no Jardim Belval, e a maternal do Parque Viana, na rua Jambeiro; reconstruiu unidades como a Emef Amador Aguiar (Parque Imperial), a Emeief Francisco Zacarioto (Jardim Maria Helena), a Emef Jorge Augusto Camargo e a Emei Takechi Takau (Engenho Novo) e a Maternal do Jardim Regina Alice.
No Parque Viana, na Estrada dos Pinheiros, a Prefeitura de Barueri está prestes a entregar a obra de reconstrução da Emeief Anna Irene Mazaro de Freitas em prédio de 5 pavimentos, contendo 11.093,14 m2 em terreno de 5.137,84 metros quadrados, para atender alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Reforma e ampliação
No geral, foram realizadas obras em todas as escolas da rede municipal de ensino, envolvendo revisão de elétrica, hidráulica e pintura, troca de telhado, portas, fechaduras, pisos, revestimentos e divisórias de banheiros; troca de aparelhos sanitários, metais e vidros; instalação de forros, além de serviços de manutenção cozinhas e despensas.
Fonte: Jornal Digital da Região Oeste