Câmaras da Região Em Ação

Câmara municipal de Barueri promove a exposição do pintor colombiano Jesús Cruz

A Câmara Municipal de Barueri presidida pelo vereador Fabião está promovendo a exposição do pintor colombiano Jésus Cruz, o evento está aberto ao público e na abertura todos os vereadores prestigiaram o evento, entre eles além do presidente Fábião, estavam os vereadores Barrão, Neto Amorim, Sílvio Macedo, Sérgio Baganha, Luizinho do Camargo, Robertinho Mendonça, Jânio Gonçalves, Wilson Zuffa, Reinaldo Campos, Allan Miranda, Toninho Furlan, José de Melo, Chico Vilela, Fabinho Imperial, kascata, Rodrigo Rodrigues, Rafa Gente da Gente, Silva do Supermercado, e alguns convidados entre estes Thiago Rodrigues.
A Diretora Geral do Jornal Tribuna de Barueri e Região, Jornalista e Professora Iracema Trígolo, fã assumida da natureza e das artes fez questão de prestígiar a exposição.
– Acho muito importante esse tipo de exposição, principalmente quando acontece num espaço público e a exposição atende ao povo, que tem o prazer de ver um artista estrangeiro do nível do Colombiano Jésus Cruz, que usa a tecnologia e sons da natureza para criar suas obras, são quadros belíssimos, parabéns ao pintor e aos vereadores que abriram a casa do povo para essa exposição de alto nível, declarou a Jornalista e professora Iracema Trígolo.

Sobre Jesús Cruz

As criações de Cruz já foram expostas em museus, universidades e bibliotecas no Brasil e exterior. E pela primeira vez será apresentada na Câmara Municipal de Barueri. As obras de Cruz têm como tema percepções subjetivas e emocionais. Pinturas produzidas por uma máquina de frequência também estarão na mostra. “A cultura materializa o direito de ser o que somos. É o modo como um povo sente e se expressa. E meu papel, como vereador e presidente dessa Casa, é garantir a todos o exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional. Democratizar o acesso apoiando e valorizando as expressões criativas”, explica Fabião (PC do B).

O artista está imerso em um trabalho de campo que o familiariza com o tema. Com uma proposta intuitiva, Cruz enfatiza que seu processo criativo incorpora às telas as frequências captadas no ambiente. “É difícil explicar, mas absorvo quase por ‘osmose’ a atmosfera do lugar e seus elementos e consigo transportar a pintura para a tela”, definiu o artista.

Também compõem a mostra telas produzidas por uma máquina de frequência, desenvolvida pelo próprio artista, formado em eletrônica. O equipamento capta sons do meio ambiente, como cantos de pássaros, e reproduz em telas o que seria sua materialização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×