IPVA 2020: veja quais regras deixam o seu carro isento deste imposto
A porcentagem do valor a ser pago varia para cada estado e ela é calculada anualmente. Em São Paulo, por exemplo, é cobrada uma taxa de 4% sobre carros movidos à gasolina e flex.
Em geral, pessoas com deficiência estão inclusas nessa lista. Para obter o benefício, é preciso ter uma CNH Especial, além do comprovante da condição.
Além disso, veículos mais antigos também recebem a isenção. No entanto, cada estado tem o período mínimo como base. Vale lembrar que a base é o ano de fabricação, e não o ano-modelo. Confira, a seguir, quanto tempo é necessário para cada região do país:
- 10 anos é o tempo mínimo de fabricação para Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima;
- 15 anos para Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins;
- 18 anos para Mato Grosso;
- 20 anos para Acre, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Vendas de carros antigos sem imposto aumentaram
Por conta dessa isenção do veículo após determinado tempo, a busca por carros antigos aumentou no período atual. Um levantamento realizado pela OLX mostra que, em julho desse ano, as buscas aumentaram em 16% e as vendas em 6%, em relação ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com Marcos Leite, COO da OLX, o IPVA grátis faz muita diferença na hora da compra, pois o consumidor considera também o preço do seguro e manutenção ao adquirir o veículo.
“Por mês, foram vendidos uma média de 27 mil carros com isenção de IPVA, o que representa 18% do total de veículos negociados por meio da OLX. Esses modelos são muito vantajosos porque além de não terem a cobrança do imposto, possuem um ticket médio baixo, de cerca de R$ 10.400”, afirma.
De acordo com a empresa, estes foram os carros isentos de IPVA mais vendidos no período:
- VW GOL
- Chevrolet Corsa
- Fiat Palio
- Fiat Uno
- VW Fusca
- Chevrolet Celta
- Ford Fiesta
- Ford Escort
- Chevrolet Vectra
- VW Parati