Brasil registra 22,6% de queda no número de homicídios
O número de mortes nos primeiros sete meses do ano caiu 22,6% em 2019. O número de 31.500 homicídios no mesmo período do ano passado, neste ano reduziu-se para 24.400: são 7.100 mortos a menos.
O ministro Sérgio Moro, em seu twitter, e o presidente Bolsonaro em suas redes sociais, bem como outros, comemoraram a redução. No entanto, ponderaram, é fundamental que se reduza ainda mais esse índice.
No comparativo do número de mortes no mês de julho, houve redução de aproximadamente 24,4% no número de mortos: passou de 4,1 mil em 2018 para 3,1 mil em 2019.
O que tem acontecido no Brasil é uma mudança de mentalidade. Nos anos anteriores, a cultura de tratar bandidos como vítimas sociais e buscar desvalorizar e até qualificar como criminosas as ações das forças policiais resultou num drástico aumento do número de crimes violentos.
Hoje, a população cada vez mais valoriza e respalda as atuações policiais e responsabiliza pelos crimes seus autores, e não a sociedade. Quanto mais caminhar nesse sentido, mais o próprio ambiente social se torna propício para o combate ao crime.
E, com o atual governo, que também tem esse entendimento sobre os crimes e os criminosos e que toma ações que comprovam a redução de crimes violentos, como a flexibilização do porte e a posse de armas e outras medidas em combate ao crime organizado, a tendência é que cada vez mais se reduza o número de mortes em nosso país e que este índice não seja mais igual ao de países em guerra, mas igual ao de países pacíficos.