Barueri

Os primeiros passos para sair do aluguel e investir em um imóvel em Barueri

O mercado tem imóveis possui várias vertentes, isto é, condiciona sua arrecadação por meio de diversas atividades. Desde fundos imobiliários e arrendamentos, até vendas e locações de imóveis, as imobiliárias costumam registrar ou não a alta pela procura de empreendimentos de acordo com a economia nacional, que pode ou não apresentar condições favoráveis ao cidadão para um investimento de grande porte. No Brasil, o desenvolvimento urbano pôde ser observado de forma mais acentuada na segunda metade do último século, favorecendo a expansão de uma oferta de imóveis que, gradualmente, foi sendo preenchida. Desta maneira, o crescimento da demanda de imóveis influenciava no consumo local e, consequentemente, o dinheiro passou a ser mais movimentado, fruto de uma conduta mais agressiva do consumidor mediante ao mercado.

O sonho da casa própria, no entanto, não se concretizava com tanta facilidade, uma vez que imóveis tendem a contemplar preços muito além do alcance financeiro do cidadão e, diante deste cenário, o setor se deparou com uma demanda por aluguéis, que se difundiu rapidamente. Porém, o tempo passou e, hoje, as prerrogativas concedidas ao cidadão viabilizam a aquisição de um imóvel menos dificultosa, fomentando a busca dos brasileiros menos favorecidos economicamente por casas à venda em Barueri que se adequem ao seu orçamento, abrangendo a classe C e D. Ainda assim, não podemos desconsiderar a existência de uma maciça gama populacional que representa os moradores de aluguel, que, em sua maioria, almeja a realização do sonho da casa própria.

Fato é que, para que um desfecho positivo ocorra nessa negociação, o consumidor demanda uma postura cautelosa no mercado e, revendo seus gastos, poderá considerar tal possibilidade. Neste artigo, destrincharemos as orientações para se desvencilhar do aluguel e, posteriormente, adquirir um imóvel. Portanto, prossiga conosco!

O atual cenário imobiliário no Brasil

A economia brasileira tem sofrido os efeitos de uma crise que, desde o começo da década, impacta em diversos setores financeiros. Com isso, o dinheiro para de girar, as empresas acumulam demissões e, em sequência, o consumo de forma geral é contraído. E no ramo de imóveis não tem sido diferente, afinal, vários aspectos contribuíram para um setor cada vez mais volátil e que, quase sempre, condiciona seu crescimento de acordo com o comportamento do consumidor.

Reforçando esse panorama, um índice do IBGE apontou que, no Brasil, o número de famílias que moram de aluguel ou de favor progrediu de 17,7 milhões para 19,3 milhões, representando uma alta de 9% e ilustrando o cenário decadente do mercado imobiliário em 2019. Em 2020, todavia, as perspectivas do setor esbanjavam otimismo, dada a disposição do consumidor em adquirir imóveis através de programas sociais, além da redução da taxa SELIC, que promove uma redução nas taxas de juros. Só que, em meados de março, o surgimento da pandemia provocada pela Covid-19 comprometeu as projeções otimistas do mercado.

Orientações para adquirir uma casa própria

Diante desta conjuntura, torna-se fundamental que, visando adquirir um empreendimento, você reveja hábitos e siga diretrizes, a fim de sair do aluguel. A princípio, daremos ênfase à definição de um planejamento financeiro, cujas economias passarão a ser acumuladas em prol da aquisição de um imóvel. Porém, essa estratégia está condicionada a uma renda que, minimamente, possa possibilitar esse tipo de investimento em longo prazo. Sendo assim, não desconsidere todas as despesas e fontes de renda e, adotando meios de preservar dinheiro, respeite o seu orçamento.

Posteriormente, não abra mão de estabelecer metas, tanto no que diz respeito à economia de dinheiro como em relação ao corte de gastos supérfluos. Por meio dessa prática, você agirá com base em números e estará mais próximo da assinatura do contrato do imóvel. Na sequência, ressaltamos o quão importante é, para o consumidor, vislumbrar novas fontes de renda. Caso você resolva deixar a zona de conforto e, utilizando a criatividade, promova métodos para impulsionar seu faturamento, a compra de uma casa será questão de tempo, dado investimentos certeiros.

Créditos da imagem: Pexels Agora, se a sua condição financeira não for tão favorável e até mesmo a busca por apartamentos para alugar em Barueri representa um luxo, vá em busca de um especialista do ramo de imóveis e, consultando programas sociais que permitem financiamentos flexíveis, como o “Minha Casa Minha Vida”,

identifique as credenciais que ainda lhe restam para adentrar neste programa para que, finalmente, você trabalhe em prol dessa mudança de vida.

Gostou deste artigo sobre Os primeiros passos para sair do aluguel e investir em um imóvel? Não perca tempo e compartilhe-o em suas redes sociais!

Redatora: Lúcia RIbeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×