Barueri

Agenda 2030: Barueri no caminho para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Você conhece a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)?  Trata-se de um acordo global que visa atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tudo para que as pessoas vivam bem dentro de seu ambiente, seja ele na cidade ou no campo. Em Barueri, a preocupação da Prefeitura com relação a estas questões é imensa e, por esta razão, o governo municipal assumiu o desafio e vem se empenhando ano após ano para oferecer uma cidade cada vez próspera e sustentável para os baruerienses, assim como para todos os que circulam pela cidade. 

17 Objetivos 
Barueri aderiu oficialmente à Agenda 2030 e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em 2018, conforme a Lei de número 2.603/2018 e, atualmente, está sob a responsabilidade e condução da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema).  “Barueri reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade, desenvolvendo projetos ambientais, sociais e econômicos, trazendo benefícios não apenas para a população local, mas que impactam toda a região”, destacou o secretário da Sema, Marco Antônio de Oliveira (Bidu). 

A cidade vem cumprindo os ODS, e vale citar alguns, de muitos objetivos atingidos. Por exemplo: o de número 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável-, ao distribuir cerca de 1.500 “Cestas Verdes” do projeto Horta da Gente,compostas por legumes e hortaliças para as famílias que contribuem com a coleta seletiva ao separarem seu lixo reciclável. O Horta da Gente é totalmente sustentável, pois nele estão inclusas a captação de água da chuva e a utilização de energia solar, além de outras ações, que atingem 14 dos 17 ODS.  

Educação 
No quesito Educação de Qualidade (ODS número 4) Barueri sai na frente ao garantir aos alunos acesso à tecnologia e expansão de saberes por meio dos projetos Sala Maker e Núcleos Wit; pelo uso de Chromebooks no ensino; pela inclusão conquistada nas salas de Atendimento Educacional Especializado; pelo Centro de Referência pela Primeira Infância, focado no desenvolvimento de crianças de zero a seis anos; dentre outras iniciativas.  

Emprego  
Quando se fala em emprego digno e crescimento econômico (ODS número 8), Barueri é cidade não capital que mais gerou oportunidades aos trabalhadores nos últimos anos no País. Em 2024, Barueri fez mais de 130 mil contratações.   

O emprego formal aumentou também para pessoas com deficiência. Desde 2019, a cidade realiza diversas ações voltadas ao preparo, à inclusão e permanência das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.  

Saúde e bem-estar 
Saúde é prioridade (ODS 3) e a cidade, além de investir pesado em infraestrutura, segue diminuindo índices de mortalidade infantil e contaminação por HIV; mantém a cobertura vacinal; realiza ações de busca ativa à tuberculose, na qual Barueri é referência no controle da doença; além de promover o bem-estar por meio de diversos programas de prevenção, incentivando e ofertando a prática de atividades físicas, entre outras atividades que melhoram a qualidade de vida em diferentes setores da cidade. 

Cidade sustentável 
O Plano Municipal de Arborização, que estabelece regramento de plantios, assim como seu incentivo ao distribuir mudas de árvores nativas para população, compactuam com os ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 13 (Combate as alterações Climáticas).  Já o ODS número 15 liga-se à proteção da biodiversidade, em que a atuação do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Barueri é forte referência em todo o estado de São Paulo. Dentre outras iniciativas, Barueri tem também a educação ambiental na conservação de recursos hídricos, que atende a ODS de número 6: Água Potável e Saneamento.  

A lista de ações desenvolvidas por Barueri que compactuam com os 17 ODS é imensa e, em breve, poderá ser acessada por temas nas redes sociais da Prefeitura de Barueri, ou por meio do Instagram, do Facebook ou pelo site portal.barueri.sp.gov.br. Siga acompanhando novas reportagens e fique bem-informado sobre o que o município faz e continuará fazendo pelo bem das pessoas, do meio ambiente, dos animais e do planeta.  

Fonte: Resenhas News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×