Cultura abre Inscrições para as Oficinas de Arte 2025
Abertas na quinta-feira, dia 23 de janeiro, de forma gratuita e somente online, as inscrições para as Oficinas de Arte 2025, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Barueri (Secult). Os interessados deverão se cadastrar AQUI e depois escolher entre as dezenas de cursos oferecidos em cinco linguagens artísticas (Artes Visuais, Circo, Dança, Música e Teatro), além do xadrez.
Até mesmo quem já fez o cadastro em anos anteriores, precisa se cadastrar novamente em 2025. Lembrando que qualquer pessoa, a partir dos 4 anos de idade, pode participar.
Os cursos estão inseridos no Programa Educação Pela Arte, desenvolvido desde 2017 por meio da Secult. É baseado em três eixos base: fruição, formação e fomento; e um eixo transversal, que é a difusão de arte e cultura. Todos interconectados.
Oficinas e núcleos
A formação artística é o eixo mais importante do Programa Educação pela Arte e é oferecida nas oficinas e núcleos de arte e cultura. As oficinas têm o papel de levar a toda população a experiência de criação artística em cinco áreas: dança, teatro, música, artes visuais e circo.
As oficinas acontecem diariamente na Praça das Artes, estações culturais (Biblioteca Municipal Eny Cordeiro, Aldeia, Jardim Maria Helena, Jardim Silveira, Jardim Paulista, Parque dos Camargos, Vila Pindorama) e Gibiteka Municipal. Ao todo, são oferecidas 15 mil vagas em cerca de 50 modalidades artísticas. Em 2024, mais de 13 mil alunos estavam matriculados nos referidos espaços.
A formação profissional divide-se em três modalidades: dança, música e teatro.
Para participar é necessário passar por um processo de seleção. O objetivo é formar artistas, mas também cidadãos que desenvolvam o olhar e a sensibilidade em relação ao outro e ao mundo que os rodeia.
Todos os projetos de formação trabalham com a concepção de que a cultura e a arte colocam em movimento todo um conjunto de potencialidades do cidadão: criatividade, ampliação de leituras de mundo, autopercepção, autoconfiança e desenvolvimento cognitivo; promovendo um espírito de inovação e ousadia tão valorizado no mundo contemporâneo.
Fonte: Prefeitura de Barueri