DTCZ a postos para vacinar os pets contra a raiva
Cuidar e proteger cães e gatos contra a raiva é mais do que um dever, é uma declaração de amor. Por isso, neste mês de fevereiro, o posto fixo de vacinação continua com suas portas abertas de segunda, quarta e sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 15h30. Esse posto, pertencente ao Departamento Técnico de Controle de Zoonoses de Barueri (DTCZ) e ligado à Secretaria de Saúde, está localizado na rua Anhanguera, 200, na Vila São Francisco.
Para facilitar o atendimento, o tutor deverá preencher um termo de responsabilidade, disponibilizado pela equipe da DTCZ. Não há necessidade de agendamento prévio, mas vale lembrar que o número de doses do imunizante é limitado a 75 doses, sob livre demanda, até o esgotamento das vacinas.
Cães e gatos saudáveis
A vacina é recomendada para cães e gatos a partir dos três meses de vida, desde que saudáveis. Os animais enfermos, em tratamento ou debilitados após cirurgias, assim como as fêmeas grávidas, devem evitar a vacinação.
Os cães deverão ser conduzidos por adultos com capacidade de contenção do animal, sendo que os ferozes ou mordedores de qualquer raça, incluindo “pit bull”, “rottweiler” e “mastin napolitano”, deverão utilizar focinheira apropriada, conforme Lei Estadual 11.531, de 11 de novembro de 2003. Já os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas para a função e adequadas ao seu porte, proporcionando a eles segurança e evitando sua fuga.
Raiva
É uma doença fatal tanto para homens quanto para animais. No ser humano, os sintomas aparecem após um período de encubação de 45 dias, em média, podendo ser mais curto em crianças.
Alguns desses sintomas são: mal-estar geral, leve aumento de temperatura corporal, anorexia, cefaleia, náuseas, dor de garganta, entorpecimento, irritabilidade, inquietude, sensação de angústia, alterações de comportamento, entre outros. Para quem está em risco, o mais indicado é procurar o pronto-atendimento o mais rápido possível para obter o diagnóstico correto e comunicar o caso ao DTCZ para orientação e cuidados em relação ao animal infectado.
Em cães e gatos, os sintomas incluem mudanças de comportamento, agressividade, salivação excessiva e paralisia. A raiva leva o animal à morte em um período entre cinco e sete dias após os primeiros sinais. Só esse fato já torna a vacinação dos pets pra lá de importante. A vacina é a melhor e única maneira de barrar essa doença cruel de nosso ambiente.
![](https://www.tribunadebarueri.com.br/wp-content/uploads/2024/11/IMG-20241117-WA0001-1017x1024.jpg)
Fonte:Portal Barueri