Barueri

Mais de 40 mil munícipes já passaram pelos cursos do Programa Meu Futuro

Ofertar cursos profissionalizantes de curta duração gratuitamente e focados nas necessidades atuais do mercado de trabalho local. Esse sempre foi o objetivo do Programa Meu Futuro, criado pela Prefeitura de Barueri por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho (Sict). O objetivo tem sido mais do que atingido, já que esse se tornou um dos principais programas profissionalizantes criados pela gestão municipal.  

Desde que iniciou, em maio de 2018, o Meu Futuro já recebeu 45.307 inscrições. Desses matriculados, 40.797 frequentaram ao menos um dos cursos oferecidos e 20.078 moradores de Barueri saíram de lá com um certificado e esperanças renovadas em seu futuro profissional. Nesses quase sete anos de existência, o Programa já trouxe 93 cursos diferentes. 

“Nós queríamos qualificar a nossa população para ocupar as vagas que são geradas nas tantas empresas que existem na nossa região. Quanto mais qualificado o profissional, mais valorizado ele é no mercado. Barueri é uma cidade muito próspera e que atrai cada vez mais empresas, dos mais diferentes segmentos, e é justo que a nossa população dispute de igual para igual com os candidatos que vêm de todas as partes. E foi assim, a partir desse princípio, que o Programa Meu Futuro foi criado”, detalha o secretário de Indústria, Comércio e Trabalho de Barueri, Joaldo Macedo Rodrigues – o Magoo.  

Evoluindo com os tempos 
Ao longo do tempo, o Programa Meu Futuro foi se adaptando à realidade. Mesmo na pandemia, quando tudo parou, os cursos continuaram de forma remota. Após esse período, eles voltaram em formato híbrido (misturando aulas presenciais e à distância).  

O Meu Futuro já está em sua 38ª edição. Neste mês de janeiro foi aberta vagas para 32 cursos profissionalizantes. A variedade de opções é o que chama a atenção, já que abordam áreas para todos os gostos e necessidades. Existem opções tanto para áreas técnicas quanto para o aprimoramento pessoal. 

Nessa edição, por exemplo, os candidatos puderam escolher entre E-commerce, Explorando Smartphone, Excel Essencial, Excel Avançado, Introdução à Zeladoria, Método Kanban, Rh – 4.0, Introdução a Libras, Libras em Ação, Técnicas de Oratória, Design Gráfico, Empoderamento Feminino, Soft Skills – Habilidades Comportamentais no Trabalho, Assistente Administrativo, Assistente Financeiro, Departamento Pessoal, Estratégias para Marketing de Conteúdo, Eletricista Instalador Residencial, Gestão de Carreira, Rescisão de Contrato de Trabalho, Gestão de Conflitos no Ambiente de Trabalho, Gestão de Qualidade, Informática para Concursos, Inteligência Emocional, Controlador de Acesso, Gestão de Equipe, Cuidados Paliativos, Liderança Coach, Marketing Digital, Mídias Sociais – Canva, Plano de Marketing e Cuidador.? 

 
Cursos como o de NR 10 (norma regulamentadora dos trabalhadores que lidam com eletricidade), o NR 35 (normas que regem os serviços realizados em altura), Eletricista Empreendedor, Pintor, Cálculos Financeiros, Excelência no Atendimento ao Cliente, Legislação do Empregado Doméstico, Técnicas de Liderança e vários outros comprovam a amplitude do projeto. 

Só em 2024, foram abertas vagas para 52 cursos, dos quais 2.577 pessoas se beneficiaram, chegando à conclusão de pelo menos um deles. “Deu tão certo que os cursos são um sucesso, até porque são pensados justamente com foco nas necessidades desse mercado de trabalho, o que torna os moradores de Barueri os candidatos ideais para o que as empresas necessitam”, orgulha-se Magoo. 

Não perca a oportunidade 
Novas vagas são abertas periodicamente pela Sict. As inscrições são divulgadas no Portal da Prefeitura de Barueri, em suas redes sociais  (Instagram e Facebook) e nos perfis do Programa Meu Futuro no?Facebook?e no?Instagram.?? 

Para participar, é preciso ser morador de Barueri, ter 18 anos ou mais e ter concluído o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio, conforme exigência do curso escolhido. Outro requisito é ter o Cadastro do Cidadão atualizado (isso por ser feito AQUI). Os cursos são totalmente gratuitos e oferecem certificado.  

Fonte:Portal Barueri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×