Barueri

Morar Bem: saiba como participar do programa que reforma moradias em Barueri

Em 
 Barueri
, o sonho de ter a residência reformada sem custos algum ao morador é realidade por meio do Programa Morar Bem, criado pela Prefeitura em 2021 e que já transformou a vida de cerca de 300 famílias. A iniciativa oferece reformas completas em moradias, garantindo padrões mínimos de habitabilidade, segurança e salubridade.

O Programa Morar Bem busca auxiliar famílias que não têm condições de realizar melhorias em seus lares, oferecendo serviços como troca de piso, pintura, reboco, telhado, elétrica, hidráulica e forro.

Um exemplo de transformação é a história da cabeleireira Keitty Amaral da Rosa, moradora do Jardim dos Camargos, que teve sua casa destruída por um incêndio em 2023. Após entrar com o pedido na Secretaria da Habitação de Barueri (Sehab), Keitty foi atendida em apenas três dias devido à gravidade da situação.

casa antes do morar bem barueri
Residência atingida por incêndio / Foto: Divulgação / Sehab

Após oito meses de reforma, sua família recebeu um lar totalmente renovado e seguro. “Depois de 20 anos reformando minha casa todo mês de dezembro, esse será o primeiro ano que não vou mexer em nada. O motivo? Um presente que a vida me deu depois do incêndio que destruiu meu lar: o projeto Morar Bem me entregou uma casa nova”, compartilhou Keitty em suas redes sociais.

“O programa é uma exclusividade da Prefeitura de Barueri. Outros municípios tentaram a implantação de algo parecido, mas não obtiveram sucesso em virtude de todos os entraves jurídicos e técnicos que envolvem o atendimento”, explica o coordenador Acácio de Sousa Abreu Júnior.

Só em 2024 foram realizadas 117 reformas e a meta, de acordo com a administração municipal de Barueri, é chegar a 150 reformas até o final de 2025. O prazo para a Sehab realizar as obras é de três meses, podendo variar dependendo do caso.

Como participar do programa?

Para participar do Programa Morar Bem, é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • Possuir algum instrumento de regularização fundiária do imóvel (posse ou titularidade);
  • Renda familiar de até três salários-mínimos por mês;
  • Não possuir conflito de interesse ou litígio acerca da ocupação;
  • O imóvel não pode estar em situação de risco.

Quem cumprir os requisitos e quiser participar deve preencher o formulário de inscrição disponível na Secretaria da Habitação de Barueri, localizada na Avenida 26 de Março, 1.159, no Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (11) 4199-2808.

Fonte: Visão Oeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×