Barueri

Saúde divulga os dados de vacinação contra a raiva no mês de Abril em Barueri

O posto fixo do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), ligado à Secretaria de Saúde de Barueri, anuncia os dados de vacinação de abril contra a raiva para cães e gatos: o atendimento será realizado todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 11h e das 13h às 15h30, exceto nos dias 18 e 21 de abril, respectivamente feriado da Paixão de Cristo e de Tiradentes. O posto fixo está localizado na rua Anhanguera, 200, Vila São Francisco. Não há necessidade de agendamento prévio.

São 75 doses do imunizante oferecidas sob livre demanda para animais de estimação saudáveis a partir dos três meses de vida. Para garantir a segurança dos animais, não podem ser vacinados cães e gatos doentes, que passam por tratamento ou que estejam debilitados por conta de cirurgias cirúrgicas. Deve-se evitar a vacina também em fêmeas com confirmação ou suspeita de gestação.

Como proceder

Para vacinar, o tutor deverá preencher o termo de responsabilidade oferecido no posto fixo e disponibilizado pelo site da Prefeitura de Barueri . Os tutores de cães devem ser maiores de idade e ter capacidade para conter e conduzir o animal com a guia. Na data da vacinação o animal de estimação deve estar de coleira. Cães ferozes ou mordedores de qualquer raça, incluindo “pit bulls ”, “rottweilers” e “mastins napolitanos” deverão utilizar focinheira com atenção à anatomia do animal, conforme Lei Estadual 11.531, de 11 de novembro de 2003 .

Já os felinos deverão ser levados em caixas de transporte adequadas ao seu tamanho para proporcionar segurança e evitar sua fuga. Todas essas medidas mencionadas evitam que o animal possa seguir para a linha férrea, que fica próxima ao local, assim como para a movimentada avenida ao lado do posto fixo.

Importância da vacina

A imunização é fundamental para proteger direta e indiretamente animais de estimação e humanos. Diretamente, a vacina salva os animais de estimação da raiva e evita a circulação desta enfermidade. Indiretamente, protege humanos que podem ser vítimas de algum acidente envolvendo cães e gatos não imunizados e infectados.

A transmissão da raiva para o ser humano acontece quando o vírus rábico é inoculado na pele, através da saliva de animais doentes, principalmente por mordeduras ou arranhaduras. O vírus invade o sistema nervoso central e leva a pessoa ao óbito após curta evolução . Sempre bom lembrar que a raiva é uma doença 100% letal e que só a única forma de prevenção é a vacina.

Fonte: Jornal Digital da Região Oeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×