Barueri participa de mega simulado de desastres naturais dos Bombeiros a partir de terça-feira (12)
Bombeiros de todo o estado estarão mobilizados a partir desta terça-feira (12), quando a corporação realiza um mega simulado de desastres naturais na capital e região metropolitana. Serão criados nove cenários diferentes e um deles será em Barueri, onde haverá uma busca por corpo de motorista arrastado durante enchente.
O objetivo da operação é criar o cenário mais fiel possível de uma catástrofe para preparar as equipes em umas situação real de desastre natural – como o que atingiu a região de São Sebastião em fevereiro deste ano e deixou 65 mortos.
“O simulado vai envolver equipes de atendimento de emergências de todo o Estado, para analisar toda a sua capacidade de resposta para atuação em uma catástrofe e a mobilização e operacionalização em cenários múltiplos e simultâneos”, explica o capitão André Elias dos Santos.
A operação vai simular o cenário de uma catástrofe sem precedentes no estado após ser atingido por um imenso volume de chuvas. As equipes farão o resgate dos tipos de vítimas mais comuns em casos de chuvas fortes.
O resgate em cada cenário terá um tempo de duração próprio e serão reprisados indefinidamente durante os três dias até que todas as equipes participem.
O Corpo de Bombeiros vai estabelecer uma sala de Gerenciamento de Crises no Comando da corporação, na Praça Clóvis Beviláqua, 421, a partir do dia 12, assim que o megasimulado começar.
O megasimulado terá a colaboração da Polícia Militar, GCM e Defesa Civil. Agentes da CET estarão nos locais de simulação para orientar motoristas e minimizar o impacto no trânsito.
Além de Barueri, o mega simulado vai mobilizar os seguintes pontos e ocorrências:
- Resgate de passageiros de um ônibus tombado no Vale do Anhangabaú por conta de uma enchente;
- Resgate por tirolesa de uma vítima de choque elétrico que trabalhava no alto de uma torre de TV (torre de transmissão da TV Bandeirantes no no Parque das Flores);
- Resgate de vítima presa nos escombros do desabamento de um shopping (antigo shopping Artur Alvim);
- Resgate de trabalhador que caiu dentro de um silo de grãos (CEAGESP);
- Resgate de famílias soterradas no desabamento de duas casas (Guarulhos);
- Buscas por vítima desaparecida após uma enchente (Ponte na rodovia Mogi-Dutra);
- Resgate de vítimas ilhadas em situação de risco (Sete Quedas, Mairiporã);
- Atendimento de acidente de trânsito com veículo de transporte de produtos perigosos.
Fonte: Visão Oeste