BarueriOsasco

Chuva provoca alagamentos na cidade de SP pelo 2º dia seguido; região metropolitana tem ventos de até 87km/h

Chove forte em várias regiões da cidade, especialmente nas zonas Norte e Oeste. Na segunda-feira (19), alagamentos prejudicaram o trânsito em toda a Grande SP e provocaram queda de energia em diversas regiões da capital.

Todas as regiões da cidade de São Paulo estão em estado de atenção para alagamentos na tarde desta terça-feira (20) pelo segundo dia seguido, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo. O alerta foi iniciado às 14h12 e há potencial para ocorrência de granizo em alguns bairros. A situação é mais grave nas regiões da Sé e Casa Verde, que estão em estado de alerta.

De acordo com o CGE há 18 pontos de alagamentos na capital às 16h. O instituto registrou o transbordamento de dois córregos: o do Mandaqui, na região da Avenida Engenheiro Caetano Álvares, na Zona Norte, desde as 15h20, e o Saracura, na altura do número 200 na Avenida 9 de Julho, na Zona Sul, às 16h. Também na Zona Norte, a enxurrada invadiu um dos acessos à estação Santana da Linha 1-Azul do Metrô.

O CGE verificou ainda ventos de 87km/h no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, às 14h16.

 Nuvens carregadas podem ser vistas na região central da cidade de São Paulo na tarde desta terça-feira 20. — Foto: SUAMY BEYDOUN/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Nuvens carregadas podem ser vistas na região central da cidade de São Paulo na tarde desta terça-feira 20. — Foto: SUAMY BEYDOUN/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Chove forte em várias regiões da cidade, especialmente nas zonas Norte e Oeste da cidade. Imagens do radar meteorológico do CGE mostram chuva forte também na Zona Leste, em Sapopemba, e moderado com pontos fortes em Guarulhos. As nuvens carregadas devem atingir outros bairros da cidade nas próximas horas. Já em Guarulhos, Arujá e Mairiporã, na Grande São Paulo, o registro é de chuva leve com pontos moderados.

Estado de atenção para alagamentos:

  • Zona Sul, desde as 15h34;
  • Centro, desde as 14h45;
  • Zona Oeste, desde as 14h45;
  • Zona Sudeste, desde as 14h45;
  • Marginal Pinheiros, desde as 14h45;
  • Zona Norte, desde as 14h12;
  • Zona Leste, desde as 14h12;
  • Marginal Tietê, desde as 14h12.
Córrego na Avenida Engenheiro Caetano Álvares, na Zona Norte, fica repleto de água da chuva nesta terça-feira (10). — Foto: Reprodução/TV Globo
Córrego na Avenida Engenheiro Caetano Álvares, na Zona Norte, fica repleto de água da chuva nesta terça-feira (10). — Foto: Reprodução/TV Globo

Chuva na segunda-feira

Na segunda-feira (19) um temporal causou alagamentos, queda de árvores e um nó no trânsito na Grande São Paulo. Rajadas de vento de até 46 quilômetros por hora foram registradas na capital. A chuva mais volumosa ocorreu na região da Vila Maria/Vila Guilherme, na Zona Norte.

Com a chuva forte na tarde e no início da noite de segunda (20), diversos bairros da capital ficaram sem luz. Segundo a Enel, as regiões mais atingidas pelas chuvas e pela queda de energia foram os bairros de Tremembé e Santana, na Zona Norte, e Vila Prudente, na Zona Leste.

O CGE verificou a ocorrência de chuva de granizo nas subprefeituras da Penha, na Zona Leste, e de Pirituba, na Zona Norte.

Em Osasco e em Barueri, na Grande São Paulo, e no trecho da capital da Dutra, enchentes prejudicaram o trânsito em rodovias. O temporal provocou ainda acidentes nas principais estradas da região metropolitana, que têm tráfego carregado no início da noite desta segunda.

Chuva deixou diversos bairros da capital paulista ficaram sem luz nesta segunda-feira (19). — Foto: Reprodução/GloboNews
Chuva deixou diversos bairros da capital paulista ficaram sem luz nesta segunda-feira (19). — Foto: Reprodução/GloboNews

O Corpo de Bombeiros da capital recebeu 10 chamados para quedas de árvores, em bairros da Zona Norte como Santana e Casa Verde, além de 11 para enchentes e alagamentos. Na Vila Maria, uma árvore caiu sobre uma residência às 16h30. Ninguém ficou ferido. Em Arujá, na região metropolitana, uma pessoa sofreu ferimentos leves com o desabamento de um muro.

A chuva também afetou a operação da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) nas cidades de Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica da Serra, com atrasos de 25 minutos na circulação dos ônibus em cinco linhas.

Fonte: Jornal Nova Ideia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×