Ciclovia em Alphaville interligará o bairro até a Aldeia de Barueri
Processo de licitação foi publicado no Diário Oficial. Prazo de execução é de 150 dias após ordem de início
Em uma enquete feita nas redes sociais da FA nesta terça-feira (5), 71% dos moradores de Alphaville disseram que o bairro necessita de mais ciclovias/ciclofaixas. Entre os locais onde essas estruturas poderiam ser implantadas, grande parte mencionou a Via Parque, a Al. Rio Negro e a Al. Araguaia. Mais de 400 pessoas participaram.
No sábado (2), a Prefeitura de Barueri publicou no Diário Oficial o processo de concorrência pública para a construção de uma ciclovia e ciclofaixa que conectará Alphaville a Aldeia da Barueri. O projeto foi adiantado em julho pela reportagem.
De acordo com o documento, ao qual a redação teve acesso pelo Portal da Transparência, o equipamento será instalado em um trecho da Via Parque, na Av. Dr. Dib Sauaia Neto, em Alphaville, passando pela ponte Akira Hashimoto e terminando na estação de trem da CPTM Antônio João.
O projeto contemplaria ainda a instalação de um bicicletário coberto e uma estação de reparo de bicicletas com equipamentos, como bomba de piso Topeak, Hub USB para carregamento de eletrônicos, multi ferramentas e espátulas para troca de pneus.
O valor total estimado será de R$ 4.447.080,16 e o prazo para execução será de 150 dias a partir da Ordem de Início emitida pela Secretaria de Obras.
Justificativa
Segundo documento publicado, a justificativa para a implantação é a busca por métodos de transportes seguros e sustentáveis, como a ciclovia e ciclofaixa, além de ser uma solução ecológica de urbanização que oferece segurança para os ciclistas.
“O uso da bicicleta nos meios urbanos além de contribuir diretamente na redução de congestionamento, diminui a incidência de acidentes e estimula a prática de exercícios físicos”, apontou o documento.
Fonte: Folha de Alphaville