Barueri

Defesa Civil de Barueri forma e treina agentes em salvamento aquático

Como parte do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar (iniciado em 15 de janeiro), promovido pela Defesa Civil de Barueri, servidores da Guarda Civil Municipal, de várias secretarias municipais e da própria Defesa Civil receberam instruções de salvamento aquático na piscina da EMEF Ézio Berzaghi, na manhã desta terça-feira, dia 6, no Jardim Belval.

“Muitos servidores de Barueri, principalmente da GCM e da Semurb (Secretaria de Mobilidade Urbana) chegam ao local das ocorrências antes do Corpo de Bombeiros. É muito importante que eles saibam exatamente o que fazer”, revela Robson Dias Pereira, coordenador-adjunto da Defesa Civil de Barueri.

A aula foi ministrada pelos cabos Rodrigo Ronei Ribeiro e Jackson dos Santos Luiz, supervisionados pelo tenente José Gomes de Souza Júnior, todos do 18º Grupamento de Bombeiros de Barueri. Eles explicaram os procedimentos corretos para o salvamento a nado: abordagem, contenção, imobilização e retirada da água. Foi enfatizada a importância de se acalmar a vítima, segurá-la por trás para que ela não se agarre ao socorrista e conduzi-la à margem dando-lhe uma “gravata”.

O salvamento embarcado, um pouco mais complexo, envolve técnicas de embarque e desembarque do socorrista em bote inflável, a contenção da vítima com a proteção do seu pescoço usando ambas as mãos, a colocação do colar cervical e a retirada da água em prancha flutuante.

Além do mais, é imprescindível que os ocupantes se acomodem no bote de forma a equilibrar o peso para que ele não tombe, remar de forma adequada para dar direção e boa navegabilidade e saber virar e desvirar a embarcação. A comunicação entre o condutor (que senta na parte de trás do bote) e o remador (que vai na parte oposta) é muito importante. “Se estiverem todos bem acomodados dá pra conduzir o barco até com um só remador”, ensinou o cabo Jackson.

O curso serviu para a formação de novos socorristas e também para a reciclagem de profissionais que já atuam na área: “Sou socorrista há oito anos, mas resolvi me inscrever para aprimorar conhecimentos”, revela Djalma José dos Santos Neto. “Esse curso é completo e possui técnicas voltadas para atendimento a vítimas de trânsito, que é a área em que atuo”, complementa ele.

Maria Teresa Faria, diretora de Segurança do Trabalho da Secretaria de Administração, conta a sua expectativa: “Os instrutores desse curso são muito competentes. Esse curso é muito importante. Todas as pessoas deveriam fazer’, conta ela. Débora Lemos Guerreiro, servidora da Secretaria de Esportes, por sua vez, agregou conhecimentos: “Suspendi minhas férias para frequentar esse curso. Sou técnica em Enfermagem formada. Não podia perder essa oportunidade”, afirmou.

Fonte: Portal Barueri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×