EE Mário Joaquim Escobar de Andrade promove o Setembro Azul
A EE Mário Joaquim Escobar de Andrade no dia 23, promoveu o evento de apresentação de trabalhos realizados na escola sobre o setembro azul: dedicado a cultura surda e setembro amarelo: prevenção ao suicídio, o evento só foi possível acontecer devido ao apoio incondicional dado pela Diretoria de Ensino de Itapevi, onde a escola é representada, por meio da Supervisora Yona Eliane Silva da Cruz, da competente e exigente diretora Adriana Araújo, dos Vices Manoel Marques e Lúcio Marques, da coordenadora pedagógica Silvana Fidêncio e a dedicação dos professores Intérprete de Libras Célia Cristina Mendes, Fábio Cosme Nogueira Soares e Gabriela Valadares Barboza, que desenvolvem um projeto de tema setembro azul e setembro amarelo com os alunos Surdos Danielle Karine e Paulo Albino e alunos de suas turmas na escola, tiveram apoio também das professoras Márcia e Marilene da sala de leitura e da sala de atendimento especializado- AEE professora Val.
O trabalho de inclusão desenvolvido pela EE Mário Joaquim Escobar de Andrade, é digno de aplausos, pois, é uma instituição de ensino que leva a inclusão muito a sério, onde o aluno de deficiência auditiva realmente participa ativamente do dia a dia na sala de aula, com apoio dos professores que trabalham diretamente com eles usando a linguagem dos sinais (Libras), dos outros alunos, e demais professores das matérias curriculares.
Inclusão na escola Mário Joaquim Escobar de Andrade tem como objetivo trabalhar o respeito às diferenças e incentivar a comunidade escolar que promovam o acolhimento, empatia e amor ao próximo.
Alunos como Danielle Karine dos Santos do 2° B (manhã) e Paulo Albino do 2° E (noturno), são inteligentes, dedicados, são participativos, que não colocam suas condições de Surdos como obstáculos para não evoluir, pelo contrário mostram-se capazes de produzir o conhecimento recebido com igualdade dos colegas estudantes. Enfim, excelentes alunos e com excelente interação com os colegas, são alunos exemplares para todos.
Hoje todos na escola no período da manhã tivemos o prazer de assistir uma palestra da ex-goleira do futsal da seleção brasileira Márcia Cianfa, muito simpática e bem humorada, falou de sua trajetória de vida, de como iniciou no futebol, dos seus trabalhos profissionais e da sua trajetória acadêmica que se encontra concluindo o curso de Pedagogia e de seu projeto que é ser professora de crianças surdas no futuro.
Durante toda palestra, Marcia falou em Libras e a professora Célia Mendes fez a interlocução para que os alunos presentes acompanhassem a simultaneidade da fala e a entendessem.
Os alunos juntamente com a aluna Danielle, que é aluna surda, interpretaram em Libras uma música para todos os presentes. Em outro momento, a professora Célia, a palestrante Marcia Cianfa, Anderson de Souza Pereira (filho da professora Célia), e a Danielle também interpretaram uma a música do Pai Nosso traduzida para Libras, este momento se tornou o ponto alto do encontro com muitas emoções notadas nos semblantes dos presentes.
A diretora Adriana Araújo encerrou o evento com agradecimentos à convidada, pela presença e palestra, os agradecimentos também se estenderam a todos os alunos que se envolveram no projeto.
A escola tem como princípio incluir o aluno deficiente, promover o protagonismo juvenil e em parceria com a família e comunidade escolar abrir caminhos para que os planos e sonhos dos alunos sejam concretizados.