Barueri

Em prol da população carente, moradores de Alphaville focam em trabalhos voluntários

Enquete da FdA revelou que 30% dos que responderam participam de alguma ação com foco no próximo

Na segunda-feira (5) é celebrado do Dia Internacional do Voluntariado. A data foi instituída pela Organizações das Nações Unidas (ONU) em 1985 e tem como objetivo conscientizar e incentivar a participação de mais pessoas e de promover diversas ações ao redor do mundo. 

Uma enquete feita nas redes sociais da Folha de Alphaville, nesta quarta- -feira (29/11), com a participação de cerca de 130 pessoas, mostrou que 30% dos moradores que responderam realizam algum trabalho voluntário. É o caso de Francianne Poli Nogoceke Moreira. Pelo menos uma vez no ano, ela participa como médica voluntária de um projeto com instituições que já fazem trabalhos sociais. 

“Já realizei atendimento nas comunidades ribeirinhas do alto Solimões no Amazonas, Embu das Artes, Carapicuíba e Betânia do Piauí, além da Região Metropolitana de Curitiba. Os atendimentos médicos acontecem conforme demanda da população, mas são queixas que considero mais simples, compatíveis com o atendimento em UBS, que muitas vezes eles não têm acesso”, explicou. 

Francianne disse ainda que participa de um grupo de ciclismo da S2 Alphaville (@s2alphavillesp) que também promove ações sociais todo mês. “Tem arrecadação de cesta básica, brinquedos, panetones, kit de higiene pessoal, além das ações específicas de Natal e Dia das Crianças”, apontou. 

Pelas crianças 

Há cinco anos, a moradora de Alphaville Luciana Rosa começou a participar do projeto Hamburgada do Bem (@hamburgadadobem), que leva amor, diversão e informação para crianças em comunidades carentes. 

“Eu sempre cresci com meus pais fazendo trabalhos voluntários na igreja, mas a Hamburgada foi uma amiga quem me apresentou. Ela ia e sempre via fotos dos eventos. Começou em Guarulhos, mas hoje eles fazem em São Paulo (capital e outros municípios), interior, Rio de Janeiro, Curitiba e, uma vez ao ano, fazem no Mercosul. As ações são realizadas todos os meses, aos sábados”, afirmou. 

Melhor dia 

Para Luciana, ao fazer o bem para alguém, é possível enxergar a vida de outra forma.”A gente sempre reclama da vida, e quando temos contato com essas crianças, que são apenas crianças, eu vejo que o meu problema ou a minha reclamação é mínima perto do que eles passam ou vivem. E depois de um ano, voltar na região aonde estivemos e as crianças chegarem e falarem ‘eu lembro de você e tive o melhor dia da minha vida’ é incrível”, concluiu.

Voluntários no Brasil

A terceira edição da Pesquisa Voluntariado no Brasil revelou que, em 2021,o país tinha 57 milhões de voluntários ativos. Segundo o estudo, 56% da população adulta disse fazer ou já ter feito alguma atividade voluntária na vida. Em 2011, esse número representava 25% da população e, em 2001, apenas 18%. 

Fonte: Folha de Alphaville

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×