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Equipes da Saúde passam por curso focado na excelência do atendimento 

– 09 DE ABRIL DE 2023 

Aprimorar cada vez mais o atendimento ao público é uma meta que a Secretaria de Saúde de Barueri vem buscando por meio de cursos e eventos de qualificação junto aos profissionais da pasta. 

Em nome disso, o Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde (NEPHS) e a Diretoria de Área Técnica em Qualidade e Segurança do Paciente (DATQSP) estão colocando em prática o curso de qualificação “Excelência em Atendimento”.  

Neste momento, o curso está sendo ministrado para os servidores que atuam nas recepções, líderes e gestores das unidades de saúde, ou seja, aqueles que lidam diretamente com o atendimento ao público.  

“O foco principal é o usuário, por isso devemos nos atentar para todas as fases de atendimento prestado, e as equipes de recepção são a porta principal de acesso ao serviço e informação. A atenção prestada ao usuário na unidade envolve empatia, modo de abordagem, apresentação pessoal, entre outros valores que podem ser entendidos como um atendimento acolhedor e humanizado, e para isso é necessário que o colaborador esteja preparado”, explica Roseni Melo Mendonça, responsável técnica da DATQSP e do NEPHS. 

Com duração de cinco dias e uma carga de 20 horas/aula, o curso conta com a parceria da Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb). As aulas são presenciais e acontecem na unidade do Instituto Técnico de Barueri (ITB) Prof. Munir José, no Jardim Paulista. 

As aulas começaram em fevereiro deste ano e vão até novembro, oportunizando que todos os profissionais da Saúde consigam passar pelo curso. O objetivo é que até o final do ano, 600 profissionais recebam a qualificação. 

Metodologia diferenciada 

A responsável pela metodologia aplicada é a professora Soraia Ribeiro. Ela adotou a sala invertida como estratégia. Nesse método, o conteúdo é estudado em casa e as atividades práticas são realizadas em sala de aula, tirando o aluno do modo passivo de aprendizado.  

Para a enfermeira Viviane Alves, do NEPHS, “trabalhar a qualidade no aspecto interpessoal é de grande importância quando o objetivo é fortalecer e até mesmo melhorar o atendimento nos serviços de saúde. É fundamental que esses profissionais sejam treinados e capacitados de forma a prestar um bom atendimento desde os minutos iniciais da chegada dos usuários nos serviços de saúde”. 

Educação permanente 

O NEPHS se baseia no princípio da educação permanente, que é uma prática sistemática de aprendizagem na rotina profissional. Por isso aposta na oferta de cursos que propiciem a qualificação constante dos profissionais da Secretaria de Saúde.  

“Entendemos que nós, profissionais de saúde, aprendemos com as experiências vividas, é sobre pensar e refletir o tempo inteiro sobre o ato do trabalho e seus processos. Podemos afirmar que não se trata de um  simples curso, e sim um “perCURSO”, no qual por uma semana os colaboradores são convidados e provocados a reflexões do fazer profissional, e sobre  as possibilidades de construções e reconstruções,  de forma a contribuir  efetivamente na produção de saúde”, explica Danila Martins, assistente social do NEPHS. Previous

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